Jesuseapalavra.com
" Ide por todo o mundo
e pregai o evangelho."
                 Marcos 16:15
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2017 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
Revistas 
Domando Esta Fera   
   A Língua - Domando esta Fera    
    A máquina que fala !
    Thomás Edison levado uma vez a um evento,e ao ser apresentado por seus anfitriões que mencionaram suas muitas invenções,entre elas " a máquina que fala". O célebre inventos se pôs de pé,e sorrindo,respondeu: "Agradeço pelas frases amáveis de apresentação,porém permitam-me fazer uma correção.Deus foi quem inventou a máquina que fala,eu só inventei a primeira que se pode fazer parar de falar: "o fonógrafo".
    Deus nos deu o Dom da fala porém nos deu também a responsabilidade de seu uso.Em Mateus 12:36 somos avisados de que "de toda palavra ociosa que os homens falarem,dela darão conta no dia do juízo".
    "O maior dos pecados de um homem está em suas palavras" . (Thomas Manton)
    Três  jovens foram orar em um monte.Em determinado momento,pararam de orar e resolveram confessar um ao outro "o seu ponto fraco". O primeiro disse: - O meu ponto fraco,é que não posso olhar para as meninas da igreja que logo penso bobagem. O segundo disse:- O ponto fraco é pior do que o seu,não posso olhar para os rapazes da igreja,porque tenho tendência para o homossexualismo.O terceiro disse: - O meu ponto fraco eu não vou contar,porque é pior do que o de vocês.Mas de tanto insistirem,ele contou. - O meu ponto fraco está na língua.Eu estou com uma vontade incotrolável de descer lá na igreja,e contar para toda a comunidade o que vocês acabaram de contar para mim. Os rapazes então disseram: - Vamos orar primeiro por ele,caso contrário estaremos perdidos... Não seria este o ponto mais fraco de algumas pessoas?Vamos refletir sobre o assunto.
    "... a língua porém,nenhum dos homens  capaz de domar;é mal incontido,carregado de veneno mortífero". (Tg 3:8)
   A realidade da fé testada pelo controle da língua.
   Pela linguagem expressamos os nossos pensamentos e revelamos se o que nos domina é nossa própria vontade ou se é a obediência à vontade de Deus.Tiago inicia o capítulo 3 de sua epístola com um aviso "Não vos apresseis em ser mestres". Parecia haver uma ansiedade da parte de muitos para falar em publico,enquanto falhavam em reconhecer que a qualificação fundamental do mestre é saber.Pelo tom geral deste capítulo,deveria haver na igreja judaica,muitos presunçosos,briguentos,de mentalidade mundana,de temperamento descontrolado,que impunham como líderes e mestre.Para estes ele diz" Meus irmãos,muitos de vós não sejam mestres,sabendo que receberemosmais duro juízo". (Tg 3:1)
   A realidade da fé testada pelo controle da língua.
    Pela linguagem expressamos os nossos pensamentos e revelamos se o que nos domina é nossa vontade ou se é a obediência à vontade de Deus.Tiago inicia o capítulo 3 de sua epístola com um aviso "Não vos apresseis em ser mestres".Parecia haver uma ansiedade da parte de muitos para falar em publico,enquanto falhavam em reconhecer que a qualificação fundamental do mestre é saber.Pelo tom geral deste capítulo,deveria haver na igreja judaica,muitos presunçosos,briguentos,de mentalidade mundana,de temperamento descontrolado,que impunham como líderes e mestres.Para estes ele diz:"Meus irmãos,muitos de vós não sejam  mestres,sabendo que receberemos mais duro juízo". (Tg 3:1).Talvez também houvesse a tendência de confundir fluência de linguagem com erudição.Os mestres levam sobre si grandes responsabilidades e serão julgados com especial rigor em virtude da influência exercida sobre os outros.Note-se o versículo 2 "Todos tropeçamos em muitas coisas". O verbo é ptaio,tropeçar ou escorregar.O perigo do pretenso mestre está no falar desenfreado,que leva à declarações irrefletidas e demonstrações de mau gênio.Tiago não diz que todo mundo usa deliberadamente mau a língua,mas que esta,é às vezes,mal empregada por todas as pessoas,involuntariamente.Quem nunca é culpado de um desliza cometido com a língua,quem nuna profere uma palavra ociosa ou vã,esse é perfeito (2),isto é,plenamente instruído,bem equilibrado e bem aparellhado para aceitar a responsabilidades de ensinar a outros e de frear toda a inclinação menos digna.A expressão todo o corpo,pode-se aplicar à Igreja de Cristo,tanto quanto às paixões e apetites.
    Se fizermos uma pesquisa para sabermos qual é uma das causas dos grandes problemas de relacionados entre pessoas,sem duvida a resposta da maioria será:"O USO INDISCIPLINADO DA LINGUA".
    Você sabia que o maior problema da igreja de corinto era os pecados sociais da língua?Foi necessário que Paulo tratasse este problema com muita firmeza."Rogo-vos porém,irmãos,pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo,que digais todos uma mesma coisa,e que não haja entre vós dissensões;antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer:. (1 Co 1:10)
    Um dos sinais de que há pessoas na comunidade com a língua precisando ser domada,é a divisão por causa das contendas (1 Co 1:11).
    Este problema também estava comprometendo a esperitualidade das igrejas da Galácia,quando Paulo escreveu :"As obras da carne são conhecidas as quais são:dissenções,contendas,discórdias,facções,inimizades,profias,ciumes e ira que havia no meio do povo, (Gl 5:20,21).
    "Se alguém entre vós cuida ser religioso,e não refreia a sua língua,antes engana o seu coração,a religião desse é vã". (Tg 1:26)"Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons,refreie a sua língua do mal e os seus lábios não falem engano". (1 Pe 3:10)"Porque por tuas palavras serás justificado,e por tuas palavras serás condenado". (Mt 12:37)
    "Favo de mel são as palavras agradáveis,doçuras para a alma e saude para os ossos". (Pv 16:24)
A Língua
Marcos 16:15