Jesuseapalavra.com
" Ide por todo o mundo
e pregai o evangelho."
                 Marcos 16:15
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2017 Jesuseapalavra.com
Revistas 
Domando Esta Fera   
   A Grande Influência deste Pequeno Membro    
    " Há alguns que falam como que espada penetrante,mas a língua dos sábios é saude". (Pv 12:18)
    " O homem se alegra em dar resposta adequada,e a palavra a seu tempo quão boa é". (Pv 15:23)

    "Palavras...são boas apenas quando são melhores do que o silêncio". (Richard Sibbes)

    Encontramos na Bíblia várias figuras usadas pelos escritores para mostrar o poder de influência das nossas palavras.
    1- O leme do navio
    "E como um leme de navio",.)Poder para governar,Tg 3:4).O leme é um dispositivo instalado em embarcações e aeronaves para controlar a direção.Pode ser de madeira ou de metal e fica instalado na popa.Nas aeronaves é parte de um aeromotor que orienta a turbina na direção do vento.
    Tiago se refere ao poder deste pequeno membro para controlar,dirigir e governar.Nenhum líder será eficinete na sua liderança,se não souber se comunicar bem com o grupo.A comunicação é um fator imprescindível para quem pretende dirigir,governar,conduzir.A facilidade que Paulo tinha para articular seus pensamentos através de palavras fez dele um dos maiores lideres espirituais que a história conheceu.
    2- Uma pequena fagulha
    "E como uma pequena fagulha" (Poder de destruição, Tg 3:5).Uma coisa diminuta como uma fagulha,pode ser a origem de tremenda conflagração de resultados desastrosos.Uma faísca na parte elétrica de fábricas,edifícios e residências,tem sido a causa de grandes incêndios que deixam prejuízos irreparáveis."O homem ímpio caba o mal,e nos seus lábios há como que uma fogueira". (Pv 16:27)A língua descontrolada é posta em chamas pelo diabo e o fogo propaga-se a todas as paixões inferiores da natureza humana.
    Assim são as fofocas que tiveram duração de segundos,mas o suficiente para gerar crises com perdas incontáveis,mortais,espirituais,sociais e financeiras.
    Prejuízo de milhões...
    Um boato causa estragos na vida pessoal.Quando envolve uma instituição financeira,pode acarretar prejuízo de milhões.Entre o mês de maio e junho de 1998,o quanto maior banco privado do Brasil,passou por momentos de grande tensão.Informações sobre problemas financeiros na instituição tomaram conta do país e provocaram pânico entre seus correntistas.Nun unico dia,2 de julho,os clientes sacaram o valor equivalente a 59 milhões de dólares das contas correntes,volume três vezes e meia superior ao de um dia normal.O prejuío só não foi maior porque o Banco Central divulgou um comunicado negando que o Banco estivesse passando por dificuldade.O diretor-geral do banco,atribuiu a boataria à movimentação cirada em seus escritórios pela chegada de um pelotão de auditores do Banco Central.Esse procedimento chamou a atenção das pessoas e fez soar o alarme falso.
    Os boatos e fofocas fazem parte do jogo do mercado financeiro em todo país.Nas bolsas,eles são responsáveis pela alta exagerada ou pela derrubada do preço de ações.Só neste ano (1998)três bancos sofreram com mexericos.Na maioria dos casos não se consegue identificar a fonte de boataria.Maior do que o prejuízo dos bancos e instituições financeiras é a perda da moral,da integridade,do caráter,do bom nome,da boa fama,etc.
    Muitos boatos têm sido os responsáveis pela desestabilização de relacionamentos conjugais,até então sadio.As vezes nos esquecemos que,enquanto não falamos,a palavra é nossa escrava.depois de proferida,nós nos tornamos escravos dela."O hipócrita com a boca destrói o seu próximo,mas os justos se libertam pelo conhecimento". (Pv 11:9)
    3- Um membro venenoso
    "É como um membro venenoso" (Poder de contaminação e morte,Tg 3:8).Veneno é uma substância natural ou sintética que causa danos a tecidos vivos e tem efeito nocivo ou fatal se ingerido,inalado ou injetado através da pele.Sua ação pode ser local ou sistêmica,classificada de acordo com sua atuação.
    Alguém disse:"Serpentes venenosas não oferecem maior perigo à vida do que tais pessoas à paz e à reputação alheia".Tiago usa uma figura forte:"veneno mortal" para tentar advertir-nos do poder que há em nossas palavras.Talvez seja por esta razão que alguém escreveu:
    "Senhor,torna minhas palavras graciosas e ternas,pois quem sabe amanhã eu precise engoli-las".
    O que o veneno de uma serpente pode fazer?Pode agir de forma violenta,mormente sobre o sistema nervoso,com paralisia e perturbação visual.Uma unica picada,pode em pouco tempo contaminar todo o corpo.Davi também usou esta ilustração,quando diz:"Aguçaram as línguas como a serpente;o veneno das víboras está debaixo dos seus lábios". (Salmo 140:3)E simples entender o que Tiago e Davi querem dizer.
    O efeito das nossas palavras,pode ser tão nocivo como uma picada de cobra
    Jesus disse:"O que contamina o homem não é o que entra na boca,mas o que sai da boca,isso é p que contamina o homem". (Mt 15:11)"Mas,o que sai da boca,procede do coração e isso contamina o homem.No verso 19 está escrit:"Porque do coração procedem os maus pensamentos,mortes,adultérios,prostituição,furtos,falsos testemunhos e blasfêmias.São estas coisas que contaminam o homem -mas comer sem lavar as mãos,isso não contamina o home". (Mt 15:18-20; Jó 20:16).
    "A boca do justo é fonte de vida,mas a violência cobre a boca dos perversos..."(Pv 11:11)"A boca do justo jorra sabedoria,mas a língua da perversidade será cortada..." (Pv 10:31)
    4-Um chicote
    "É como um chicote" (Poder de tortura emocional,psicológica,Jó 5:21)."Do açoite da língua estarás enconberto;..." Muitas vezes,palavras doem mais do que uma agressão física.Sem duvida,o chicote sempre foi um instrumento usado nas sessões de tortura,castigo,etc.Na época de Paulo,o chicote usado pelos algozes,tinha pedaços de ossos,para que a dor fosse maior.
    Palavras podem ser a pior forma de tortura uma pessoa impiedosamente
    Gosto do que disse: J. Sidlow Baxter:"Uma das primeiras coisas que acontece quando alguém está realmente cheio do Espírito não é falar em línguas,mas,sim,aprender a dominar a língua que já tem". Nunca podemos esquecer que de todos os membros do corpo,não há nenhum tão util a Satanás como a língua.
    5- Uma pena
    "E como uma pena" (Poder para marcar no coração, Sl 45:1; 57:4)."O meu coração ferve com um nobre tema,enquanto recito os meus versos ao rei;a minha língua é a pena de umd estro escritor".
    A comunicação é a mais básica e vital de todas as necessidades,depois da sobrevivência física.O que uma pessoa pensa,a sua conversa consigo mesma (inteligência intrapessoal)é muito importante mas não é o bastante para uma boa comunicação.O que importa,para que o conhecimento não fique no fundo do oceano da mente é a capacidade de falar,transmitir as nossas mensagens,os nossos pensamentos e sentimentos.
    Aquilo que Jesus falou ficou marcado no coração de muitas pessoas,que depois passatam para pergaminhos e que chegou até nós em fora de Bíblia.A língua,como uma pena,tem este poder de marcar para sempre.
    Thomas Fuller disse que,"se eu falar o que é falso,preciso responder por aquilo;se falar a verdade,ela responderá por mim". Que possamos marcar vidas com palavras cheias e verdade e graça.
    6- Uma navalha
    "E como uma navalha afiada" (Poder de cortar relações,amizades,etc.-Sl 52:2-4)."A tua língua urde planos de destruição;é qual navalha afiada,ó praticadora de enganos!Amas o mal antes que o bem;preferes mentir a falar retamente.Amas todas as palavras devoradoras,ó língua fraudulenta!"
    Disse Washington Jenkyn"
    "Uma língua afiada é a unica ferramenta de corte que fica mais afiada à medida que é usada".
    7-Uma espada afiada
    "É como uma espada afiada" (Sl 57:4).Funciona como um instrumento de guerra a curta distância."A minha alma está entre leões,e eu estou entre aqueles que estão abrasados,filhos dos homens,cujos dentes são lanças e flechas,e a sua língua espada afiada"'.
    "... vinde e firamo-lo com a língua,e não atendamos a nenhuma das suas palavras". (Jr 18:18)
    8- Uma flecha
    "E como uma flecha" (Arma de guerra à longa distância,Jr 9:8)."Uma flecha mortífera é alíngua deles;fala engano;com a sua boca fala cada um de paz com o seu próximo mas no seu coraçâo arma-lhe ciladas".Sempre que um arqueiro atira uma flexa,ele tem um alvo específico para tingir.Quando o mesmo não acerta o alvo,corre-se o risco de atingir quem não tem nada a ver o que está acontecendo.
    " O coração do sábio instrui a sua boca,e os seus lábios promovem a instução". (Pv 16:23)
A Língua
Marcos 16:15