Jesuseapalavra.com
" Ide por todo o mundo
e pregai o evangelho."
                 Marcos 16:15
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2017 Jesuseapalavra.com
Revistas
O Santuário Terrestre e as Festas
O calendário religioso anual dos israelitas era marcado por diversas festas.Cada uma delas direcionava a mente do povo para os símbolos relacionados com a redenção.Elas apontavam para Jesus em sua atividade salvífica.A expectativa solene gerada na preparação e realização de algumas e a alegria reinante em outras mantinham diante dos adoradores tanto o alto preço pago pela nossa redenção quanto a alegria produzida pela certeza do amor de Deus e a vitória sobre o pecado e a morte.O simbolismo de cada festa era impressivo e claro e os grandes ensinamentos divinos eram transmitidos de para para filho.Estudaremos festa por festa e apredamos seu significado para nós  hoje.
1- Quais eram as principais festas judaicas? Levítico 23:5,6,10,15 e 16,24,27 e 34 (Marque V ou F)
(   ) Páscoa,Pães Asmos,Primícias,Pentecostes,Trombetas,Expiação,Trombetas,Tabernáculos.
(   ) Jubileu,Pães Asmos,Primícias,Expiação,Santa ceia.
(   ) Expiação,Purim,Batismo,Trombetas.
No primeiro mês judaico ( março/abril do nosso calendário),aconteciam três festas:a dos pâes asmos,das primícias e a páscoa.No outono (outubro/novembro)ocorriam as demais festas:o pentecostes,as trombetas,a expiação e a festa dos tabernáculos.Tais festividades ocorriam em datas fixas e poderiam cair em qualquer dia da semana e eram santas convocações,feriados religiosos.Cada festa era considerada um sábado cerimonial,mesmo que não fosse o sétimo dia da semana ( Lv 23:32,37 e 38).
2-Quando a páscoa era comemorada? Êxodo 12:2-8 e 11-14
Será o ____ mês do ano.Falai a toda a congregação de ____,ao dia ____ deste mês (V.3),e o guardareis até o ____ dia deste mês ( V.6).
A palavra páscoa (no hebraico peshar)significa "passar por cima".Era um cerimônia que comemorava a libertação do povo de israel da escravidão no Egito.A páscoa indicava a morte de Jesus,quando fomos libertos da escravidão do pecado (Mt 26:25-28);da mesma forma que a morte não entrou na casa dos que colocaram o sangue no umbral da porta,também os que aceitam o sacrifício de Cristo passam da morte para a vida (Jo 5:28-29).
3- Por quantos dias era comemorada a Festa do Pães Asmos? Levítico 23:6-8 ( Marque V ou F)
(   ) Cinco dias          (   ) Dez dias          (   )Sete dias
Durante os sete dias dessa festividade,o fermento deveria ser totalmente excluído (Ex 12:15)das casas de Israel,uma vez que o fermento tornou-se símbolo da malícia,falsidade e pecado (1Co 5:8).Os pães asmos representam a Jesus como o Pão da Vida,sem pecado,como os pães sem fermento.Assim como o pão alimenta,Cristo é o sustento daqueles que nele crêem.
4- Quando se celebrava a Festa das Primícias? Levítico 23:10-12
No dia ____ ao sábado,o sacerdote o moverá.
No dia seguinte a este sábado cerimonial dos pães asmos,ou seja,o décimo sexto dia do primeiro mês(abib)do calendário judaico,os filhos de israel levavam ao santuário os primeiros frutos da colheita,num ato de consagração e gratidão,como reconhecimento de que tudo o que tinham era proveniente de Deus.As primícias indicavam a ressurreição de Cristo como primícias dos que dormem (1Co 15:23).Hoje simbolizam também dedicar a Deus o primeiro lugar em tudo em nossa vida(Mt 6:33).
5- Quando se comemorava a Festa do Pentecostes? Levítico 23:15-17 (Marque V ou F)
(   ) 50 dias após a Festa das Primícias.
(   ) Um dia depois da páscoa.
(   ) Junto com a Festa das Primícias.
O Pentecostes acontecia 50 dias depois da entrega dos molhos de cereais na Festa das Primícias.Eram levados dois pães de farinha assados e animais para serem sacrificados.A Festa de Pentecostes representava o envio do Espírito Santo após a ascenção de Cristo (At 2:1-4).
6- Quando acontecia a Festa das Trombetas? Levítico 23:24 e 25
Fala aos filhos de Israel dizendo no mês ____ ao ____ dia do mês tereis descanso solene,memorial,com sonidos de trombeta,santa convocação.
Era uma solene chamada de todo Israel para que se preparasse para encontrar-se com Deus.anunciava-lhes que o dia do juízo (dia da expiação)se aproximava,apontando a necessidade de confissão e consagração.Hoje representa um chamado ao juízo e o preparo para a volta de Cristo.
7- O que acontecia a Festa das Trombetas? Levítico  23:27-29
Neste dia ____ a vossa alma;trareis ____queimada ao Senhor.Nenhuma ____fareis.A alma que não se afligir será ____ do seu povo.
Era uma solene chamada de todo Israel para que se preparasse para encontrar-se com Deus.Anunciava-lhes que o dia do juízo (dia da expiação)se aproximava,apontando a necessidade de confissão e consagração.Hoje representa um chamado ao juízo e o preparo para a volta de Cristo.
8-Quantos dias duravam a festa dos tabernáculos? Levítico 23:34 e 39
Será a festa dos tabernáculos  ao Senhor,por ____ dias.
Esta era a ultima festa do ano quando os israelitas preparavam cabanas com folhas de palmeiras.Esta festa relembrava a peregrinação no deserto e demonstrava fé na direção de Deus em relaçãoao futuro.A festa dos Tabernáculos apontava para a reunião do povo de Deus no reino celestial (Mt 8:11).
9-O que aconteceu com as "festas"ou os sábados cerimoniais depois da morte de Cristo na cruz? (Colossenses 2:14 e 16) (Marque V ou F)
(   ) Foram cravados na cruz          (   ) Abolidos          (   ) Nunca existiram
Não podemos confundir os sete sábados cerimoniais das festas solenes que tiveram seu cumprimento na morte de Cristo com o sátimo dia da semana,o sábado bíblico,presente no quarto mandamento da lei de Deus ( Ex 20:8-11)que é um eterno memorial da criação.Os sábados cerimoniais perderam sua validade porque tiveram seu pleno cumprimento na vida e sacrifício de Cristo.Eram sombras que indicavam uma realidade superior ( Cl 2:17).

Compromisso de fé:
(   ) Creio que as festas Israelitas tinham profundo significado para o povo de Deus.
(   ) Aceito o sacrifício de Cristo como o cumprimento das leis cerimoniais.
(   ) Reconheço que o sábado dos Dez Mandamentos não está incluído nas cerimônias abolidas.
Marcos 16:15