Jesuseapalavra.com
" Ide por todo o mundo
e pregai o evangelho."
                 Marcos 16:15
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2017 Jesuseapalavra.com
Revistas 
Ação Solidária Adventista - A Serviço dos Necessitados
Em toda a América do Sul,mais de um milhão de voluntários adventistas trabalham pelo bem-estar das pessoas.
A voz mansa e rouca de Dona Maria de Lourdes é incapaz de esconder a emoção ao lembrar o dia em que ela descobriu o mundo através da eleitura e da escrita.Trata-se de um acontecimento especial,e por conta disso a dona de casa de 60 anos guarda reminiscência de todos os detalhes:a garganta travada,a letra tremida,as palavras saindo trôpegas como os primeiros passos de uma criança,como que celebrando a satisfação de tamanha descoberta. " No dia em que escrevi minha primeira carta,me senti uma pessoa diferente.O mundo parecia ser outro para mim.Meu sentimento era de que eu tinha nascido de novo", disse.
Naquele instante de renascimento,Maria de Lourdes,moradora de Alhandra,município do interior da Paraíba,Brasil,era uma entre mais de 250 pessoas que participavam de um projeto de alfabetização de adultos em áreas rurais e perímetros urbanos.Voluntários ligados à Ação Solidária Adventista percorreram essas regiões para cadastrar pessoas como Maria de Lourdes,filha e esposa de agricultorores que durante seis décadas viveu tateando informações,cega para o conhecimento por força de circunstâncias que impediam o acesso à educação.tudo agora,porém,estava iluminado.E o sentimento passou a ser de alegria e também de agradecimento a Jônia Menezes,coordenadora do Programa de Alfabetização de Adultos e professora daquela comunidade de agricultores que passou a enxergar um mundo novo. " Essas pessoas estão aprendendo que podem escrever a própria história": disse Jônia.
Os adventistas atuam em todo o mundo junto a comunidades,organizações e goveronos.Na América do Sul,são mais de 13 mil postos de Ação Solidária Adventista - também c onhecido pelo nome de Dorcas - que mobilizam mais de um milhão de voluntários anualmente.Eles apoiam creches,asilo,hospitais,comunidades rurais,populações urbanas em situação de risco e outros estratos sociais.
O eixo estratégico é melhor a qualidade de vida nos países sul-americanos,desenvolvendo projetos que atendam área fundamentais para a dignidade das pessoas.
As atividades estão divididas em ações solidárias desenvolvidas pelos membros das igrejas adventistas do sétimo dia e por meio da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais ( ADRA).
Campanha Contra a Violência
As mulheres adventistas,organizadas e preocupadas com as condições de vida de crianças,mulheres e idosos,implantaram,em todo o mundo,um programa de conscientização contra a violência familiar.A campanha,realizada todos os anos,é conhecida pelo nome " Quebrando Silêncio" e reúne pessoas que executam ações como passeatas,palestras,publicações e estudos sobre os estragos da violência e do abuso nas famílias e na sociedade,além de oferecer sugestões sobre como evitar e resolver esses conflitos.
Nos últimos anos,várias manifestações se destacaram em toda a América do Sul,com milhares de pessoas envolvidas.Saiba mais no site www.quebrandoosilencio.com.br ou www.portaladventista.org/quebrandoosilencio
Serviço Voluntário Adventista
O Serviço Voluntário Adventista dá a centenas de jovens estudantes e profissionais a oportunidade de dedicarem,por um período de tempo,suas capacidades,recursos e desejos de servir em uma região necessitada do mundo.
Os voluntários Adventistas podem envolver-se em projetos interculturais nas áreas assistencial,educacional,médica,de serviços,etc. Para ter êxito,é indispensável que o voluntário possua espírito de dedicação e profundo senso de missão.
www.adventistasvolunteers.org
Mensagens de Alerta
Foram distribuidos mais de 4 milhões de revistas,panfletos e DVDs.Abaixo estão alguns títulos usados na campanha de combate à violência familiar:
* A violência dói
* Criança: amada ou maltratada?
* Dizendo não à violência
* Eu quero paz
* Família - cuide,ame e proteja
* O amor é...Dicas
* Paz para um mundo melhor
* Quando o inesperado acontece
* Seu filho e os perigos da internet
Vida Por Vidas - Doação de Sangue
A juventude adventista interage com a população da América do Sul para uma campanha de doação de sangue.Desde 2004,o projeto Vida por Vidas conta com o reconhecimento de hemocentros e também da Organização Mundial de Saúde.O projeto é considerado uma das mais consistentes manifestações em favor da doação de sangue.Conta atualmente com mais de 80 mil doadores cadastrados e o numero continua crescendo.No inêcio de cada ano,milhares de jovens adventistas sul-americanos se articulam para planejar a ação.
A campanha é realizada no período da Páscoa,celebração cristã que tem como cenário histórico os ultimos momentos da vida de Jesus,conhecidos como a Paixão de Cristo.É esse o período escolhido pelos voluntários para darem o sangue,literalmente,para ajudar na salvação de outras vidas.
Em Recife,PE,Brasil,em 2007,quase mil doadores visitaram o Hemocentro de Pernambuco ( Hemope)e aliviaram o escasso banco de sangue da entidade.Eles entregaram sacolas para coleta de lixo com a marca do projeto Vida por Vidas nas praias da cidade,conscientizando banhistas sobre a importância da campanha.Também distribuíram rosas nos semáforos da capital pernambucana.
Na cidade de Cascavel,PR,foram cadastrados mais de quatro mil doadores,o maior contingente da região Sul do Brasil. " Tínhamos como meta três mil doadores,o que mostra o sucesso da campanha", comemorou Alécio Espínola,um dos coordenadores locais.Além das doações,a cidade se mobilizou para uma passeata sobre a importância desse ato na salvação de vidas.A técnica de enfermagem Maria Regina,que acompanha o projeto desde a sua criação,participou da manifestação juntamente com o filho. "Tenho que ser o exemplo dele.Vai que um dia eu preciso,ou talvez meu filho.É necessário que aquelas pessoas que não têm problema na família olhem para o lado,e vejam que tem gente morrendo e que precisa desse sangue para sobreviver", observou.
No Peru,o ministro da saude,Hernán Garrido Lecca,disse: "Estou muito contente como representante do sistema de saude do Peru,e felicito a Igreja Adventista por estra na vanguarda como pedra fundamental no início da Campanha de Doação de Sangue".
O jornal La Hora,do Equador,publicou a seguinte nota:" A família da Igreja Adventista do Stimo Dia se reuniu ontem para participar do evento Vida por Vidas,como o objetivo de coletar o maior numero de bolsas de sangue.Vida por Vidas é um evento que alcançou escala mundial,por ser um dos melhores projetos de coleta de sangue,segundo afirmou Cristian Gaviles,pastor da Igreja de Santo Domingo."
O êxito de uma camapanha assim está na capacidade de mobilização dos adventistas.Toda a semana,durante as reuniões religiosas,encontros nas comunidades ou em pequenos grupos nos lares,os fiéis mostram inesgotável disposição em abraçar ações que amenizem a dor e o sofrimento das pessoas,algo coerente com pessoas de uma religião que se propõe amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmas.
Para mais informações sorbre o projeto Vida por Vidas,acesse site www.vidaporvidas.com.br ou www.portaladventistaorg/vidaporvidas
Multirão de Natal
O projeto é simples:envolve todos os adventistas do sétimo dia e amigos em uma camapnah solidária,arrecadando alimentos,roupas,brinquedos e outras doações destinadas a comunidades e entidades de assitência social.
O embrião foi no bairro do botaforo,Rio de Janeiro,iniciativa do casal Sérgio e Marli Azevedo,membros da Igreja Adventista do Botafogo.Desde o seu início em 1994 até 2008,o Multirão de Natal se espalhou por todo o Brasil e arrecadou mais de 16 milhões de quilos de alimentos,o equivalente a 1.400.000 cestas básicas,e beneficiou milhões de pessoas.A partir de 2008,a ação envolveu as principais igrejas adventistas em toda a América do Sul.O Atleta do século 20,tricampeão  mundial de futebol,Edson Arantes do Nascimento,Pelé,disse: "Espero que todos que puderem colaborar ajudem porque é um trabalho maravilhoso." Essa foi uma das inumeras declarações de personalidades que abraçaram a campanha.
O Multirão de Natal é uma ação que acredcita nas pessoas.Coloca o ser humano no centro inegociável da missão da igreja.O sucesso dos multirões de não é medido pela quantidade de alimentos arrecadados ou dinheiro coletado,mas pela esperança apresentada às pessoas.Pelo sentimento de importância que brota em cada uma delas,ao se verem  frente a frente com pessoas que desejam servir,apenas pelo prazer de ajudar.
Todas essas atividades resumem um pensamento da Ação Solidária Adventista: a paz e a promoção da vida são resultado de um plano no qual as pessoas são atendidas em suas necessidades emergenciais,e inseridas,na sequência,em uma proposta de vida sustentável e empreendedora.
Trabalho Comunitário
O Projeto Saude de Bairro em Bairro leva assistência médica gratuita a comunidades carentes.O projeto é um apoio para comunidades periféricas que vivem abaixo da linha da pobreza e carentes de serviços sociais básicos,consequências do crescimento desordenado dos grandes centros urbanos.A iniciativa leva também atendimento médico e odontológico,além de palestras educativas sobre cuidados básicos com a saude.
"Identificamos aquelas comunidades com piores indicadores nas áreas de educação e saude,levamos o atendimento com a unidade odonto-médica e propomos alternativas em parceria com órgãos governamentais para minimizar esses problemas", diz Herbert,coordenador do projeto em Salvador,Bahia,Brasil.
"Esse trabalho melhora a qualidade de vida de nossos moradores,e somos muito agradecidos", enfatiza Luciana Silva,presidente do Conselho de Moradores de um dos bairros atendidos,"Se não tivesse esse serviço,aqui tão perto da gente,eu teria muito mais dificuldades para cuidar da saude bucal", pontua Ernesto,logo depois de cuidar de uma cárie."Viu como ficou bonito?" ,diz,agradecendo à equipe odontológica." Agora posso sair por aí e sorir para todo mundo."
O sorriso de Ernesto é compartilhado po rmilhares de pessoas beneficiadas por campanhas e articulações espalhadas por toda a América do Sul.Incansáveis na demonstração de uma fé prática,espontânea e solidária,os adventistas do sétimo dia mostram que é possível transformar o mundo em um lugar com espaço para a paz,o amor e a esperança.
Solidariedade em Numeros
Quebrando o Silêncio - Educação contra a violência infantil,mulheres e idosos: mais de 4 milhões de revistas,panfletos e DVDs distribuídos.
Vida por Vidas - Doação de Sangue: mais de 80 mil doadores cadastrados.
Multirão de Natal - (1994-2008) - Mais de 16 milhões de quilos de alimentos arrecadados.
Esperança Viva
Marcos 16:15