Jesuseapalavra.com
" Ide por todo o mundo
e pregai o evangelho."
                 Marcos 16:15
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2017 Jesuseapalavra.com
Revistas 
Saúde  - Para Viver e Servir Melhor
A filosofia adventista de saude se reflete em longevidade e melhor qualidade de vida.
A Igreja Adventista do Sétimo Dua promove,desde seus primórdios,a filosofia da saude e da cura,administra um sistema de instituições médicas e orienta sobre um estilod e vida que promove a saude.Esses ensinamentos.baseados em princípios bíblicos e expressos mais explicitamente nos conselhos da escritora norte-americacana Ellen G. White,têm sido repetidamente comprovados nos ultimos anos pelas pesquisas científicas que demonstram dclaramente que a saude dos adventistas do sétimo dia está acima da média,especialmente no caso daqueles que seguem mais fielmente a filosofia de saude da igreja.
a igreja deu passos positiviso em sua etapa formativa para desenvolver um estilo de vida saudável e,ao mesmo tempo,recomendou que seus membros se abstivessem totalemnte do uso de bebidas alcoólicas,fumo e drogas degradantes,animando-os enfaticamente a abandonar o uso dos alimentos cárneos,da cafeína e outras substâncias prejudiciais.
A Igreja Adventista tem a convicção de que o ser humano foi criado para o perfeito uso das faculdades físicas,mentais e espirituais,de maneira harmônica e indivisível.O desligamento voluntário de Deus,a fonte da vida,ocasionou não apenas a queda moral,mas também a degeneração do corpo e da emnte.Portanto,a religião é mais do que um fenômeno espiritual.É uma busca de religar-se a Deus de forma integral.É a restauração simultânea do corpo,da mente e do espírito por meio da obediência aos princípios de vida revelados pelo Criador.Dar glória a Deus em todas as áreas da vida é,assim,o objetivo da existência: "Quer comais,quer bebais ou façais outra coisa qualquer,fazei tudo para a glória de Deus" (1 Coríntios 10:31).
Segundo a visão bíblica,é possível glorificar a Deus tanto na igreja,quanto nas atividades profissioais ou até mesmo em um aida ao supermercado ou à padaria."Acaso,não sabeis que o vosso corpor é santuário do Espírito Santo?" (1 Coríntios 6:19).Ter o corpo humano como santuário do Espírito de Deus se reflete em um propósito de purificação pessoal para a habitação da divindade.Esse é um compromisso que se estende para qualquer situação da vida.E a presença do Espírito resulta em saude espiritual e até mesmo se reflete em benefícios físicos.
Para os Adventistas,o estilo de vida saudável pode ser determinado com o auxílio dos mais recentes estudos científicos,mas é sobretudo o fruto da revelação do Supremo Projetista da engenharia humana.Ellen G. White,integrante do nucleo fundador da Igreja Adventista,prescreveu já no século 19 uma receita de saude e vida longa."Ar puro,luz solar,abstinência [de álcool,tabaco e estimulantes],repouso,exercício,regime conveniente,uso de água e confiança no poder divino - eis os verdadeiros remédios " (A Ciência do Bom Viver, p. 127).
Alimentação Saudável
Fábrica de Alimentos
O destaque dado aos remédios da natureza fez dos adventistas propagadores de um estilo de vida o mais próximo possível do que foi projetado pelo Criador."O assunto de como preservar a saude é de importância capital.Estudando-o no temor de Deus,acharemos que o melhor para nossa prosperidade,tanto física como espiritual,é observer regime alimentar simples" (Ellen G. White, Conselhor Sobre o Regime Alimentar, p. 36).A simplicidade na alimentação é tratada pelos adventistas com a recomendação de uma dienta vegetarianan,tendo o uso equilibrado de ovos,leite e derivados.Cereais,frutas,verduras,legumes,nozes são a base da alimentação saudável.Esses também são os principais ingredientes do cardápio nos refeitórios das intituições adventistas.A cartilha também é seguida pelas 29 fábricas de alimentos mantidas pela igreja ao redor do mundo.Algumas estão na américa do Sul.
Na Argentina,a Alimentos Granix é uma empres pioneira e líde em produtos saudáveis e naturais.Ela deu os primeiros passos a partir de 1936,na província de Entre Rios,onde hoje está localizada a Universidade Adventista del Plata,desde 20 de Julho de 1938.Com o slogam "alimentos para uma vida melhor",atualmente a Grannix atende o mercado nacional e internacional,exportando para dezenas de  países os cereais matinais,biscoitos e produtos com reduzidos teores de açucar e gordura.Ela foi a primeira industria na Argentina a substituir e não utilizar gorduras trans.
No Brasil,a empresa Superbom vem desenvolvendo desde a década de 1920 uma linha de produtos naturais,incluindo suco,geleias e opções vegetarianas como a carne vegetal feita à base de soja.Tudo começou nas dependências do Colégio Adventista Brasileirao (CAB),posteriormente chamado Instituto Adventista de Ensino (IAE) e hoje Centro Universitário Adventista,campus São Paulo (UNASP).A produção (que começou com suco e doce de uva)era inicialmente voltada ao consumo dos estudantes.
A partir de 1935,a produção foi ampliada e a venda do suco de uva passou a ajudar financeiramente a instituição.Em 11 de janeiro de 1944, a fábrica se tornou legalmente incorporada,e nos anos seguintes teve grande expansão e rápido progresso.
A ideia da marca Superbom surgiu de uma entrevista do diretor do Colégio,pastor Domingos peixoto da Silva,em 1936,com o presidente da Republica,Getulio Vargas,o quel foi brindado com o suco de uva.Ao ser indagado sobre a qualidade do produto,o presidente respondeu: "É super bom!" Então,o Departamento Industrial do colégio registrou sua linha de produção com a marca "Superbom".
Em dezembro de 1983,a Superbom deixou de ser um departamento do IAE e se tornou uma empresa denominada Produtos Alimentícios Superbom Industria e Comércio Ltda.Hoje ela está situada próximo ao Unasp,Campus São Paulo,e possui grande variedade de produtos naturais.
No Peru,a Produtos Unión opera junto à Universidade Peruana Unión.além de oferecer alimentos saudáveis à população do país,a empresa,que é certificada internacionalmetne com o HCCP,emprega mão-de-obra de alunos na Universidade que pagam os estudos com trabalho ou mesmo vendendo os produtos naturais.
Combate à dependência química
O mesmo entusiasmo dedicado à promoção da alimentação saudável é também empregado no combate ao fumo,álcool e narcóticos.Embora o primeiro tratado internacional contra o tabagismo tenha entrado em vigor apenas em 2005,após grande esforço da Organização Mundial da Saude (OMS),os adventistas são centenários nessa luta.Desde sua organização oficial na segunda metade do século 19,a igreja se uniu aos movimentos de Saude e Temperança,surgidos nos Estados Unidos,e levou essa bandeira para mais de 200 países.
Na América do Sul,como resultado de uma cruzada antitabática iniciada na década de 60,mais de um milhão de pessoas abandonaram o fumo participando da jornada "Como deixar de fumar em cinco dias".Atualmente,os dependentes do fumo,álcool e outras drogas encontram apoio para superar a dependência nas Escolas de Recuperaçãop de Saude,presentes em diversas cidade em todo o território sul-americano.
Longevidade
A opção por uma alimentação simples e equilibrada,juntamente com a abstinência completa de produtos nocivos à saude,como o cigarro e o álcool,tem representado para os adventistas do sétimo dia um ganho considerável em saude e qualidade d evida.Esse foi o destaque trazido pela revista National Geographic,em novembr de 2005,sobre os grupos étnicos e sociais mais longevos do mundo.O artigo citou,entre outros exemplos,a comunidade adventista de Loma Linda,no Sul da Califórnia,Estados Unidos.
"Mais de 250 mil artigos científicos foram publicados ao redor do mundo sobre a vantagem adventista em matéria de saude",revela o médico Larry Beeson,doutor em saude publica e pesquisador da Universidade Adventista de Loma Linda.A maior parte se refere a pesquisas realizadas nos EStados Unidos,mas resultados semelhantes têm sido publicados quanto a adventistas na Noruega,Holanda,Polônia,Dinamarca,Japão,Austrália e outros países,informa Beenson.Um dos estudos,realizados de 1976 a 1988,com 34 mil adventistas da Califórnia,concluiu que o  estilo de vida adventista dava aos seus praticantes até dez anos a mais de vida,e com maior qualidade.
Estrutura Médica
Embora a prevenção seja o principal enfoque adventista quanto á saude,centenas de instituições médicas ao redor do mundo são mantidas ao redor do mundo são mantidas pela igreja.São atualmente 168 hospitais,além de 443 clínicas e dispensários.Essas instituições de saude contam com o dedicado trabalho de mais de 90 mil profissionais especializados.Na América do Sul,a Igreja Adventista possui intituições de saude como hospitais,centros de vida saudavel e clínicas médicas.
Além dos sistemas de convênio e atendimento particular,essas intituições juntas investem,em um ano,aproximadamente 10 milhões de dólares em serviços prestados à população carente.O trabalho pela comunidade envolve projetos na Argentina,o sanatório Adventista del Plata comemorou seu centenário,em 2008.Enquanto dava os primeiros passos,o hospital tornou-se muito procurado e querido pela população.Em 1911,médicos da região ressentidos com a perda de clientes pedirem ao governo da província que decretasse o fechamento da instituição.Quando a ordem foi expedida,o protesto popular e a manifestação de pessoas influentes fizeram o governo repensar a decisão. E a justiça foi feita.Hoje,o hospital oferece 150 leitos e realiza mais de 7 mil internações anuais.Conta com 534 profissionais e também ajuda a preparar novos médicos,estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade Adventista del Plata.
Mudança de Vida
Outra modalidade de atendimento de saude é desenvolvido pela igreja adventista sul-americana em quatro centros de vida saudável,localizados no Brasil em São Roque e Engenheiro Coelho,no Estado de São Paulo;Campo Grande,no Estado de Mato Grosso do Sul;Manaus,no Estado do Amazona;na cidade de Belém,no Pará,na Argentina em Buenos Aires e Entre Rio e Missiones;no Paraguai,em Hoenau,no Peru,em Lima,no Equador,na cidade de quito.Reeducar a mente e o corpo para um estilo de vida saudável é o benefício proposto por essas intituições." Os programas desenvolvidos respeitam as características e expectativas de cada paciente e englobam várias especialidade e tratamentos,unindo terapia física,orientação psicológica e espiritual,e dieta programada",explica o manual das entidades.
Anualmente,as intituições recebem um publico especial para programas de tratamento de depressão,controle de hipertensão,diabetes,redução de colesterol,de peso,desintoxicação tabágica,tratamentos naturais ou simplesmente para reforçar os bons hábitos de alimentação saudável,entre outras opções.Assim foi com a jornalista de destaque nacional no Brasil,Cid Moreira,que há vários anos segue um regime alimentar saudável e já esteve no cebisa,em Engenheiro Coelho,aocmpanhado da esposa.
Em Campo Grande,o ex-senador da Republica Brasileira,juvêncio César da Fonseca,já esteve quatro vezes hospedado para participar do programa de vida saudável.Há 18 anos,ele conheceu a instituição juntamente com a esposa,recebeu tratamento contra o tabagismo e ganhou melhor qualidade de vida.Para o ex-senador,a instituição tornou-se uma aliada importante na reforma dos hábitos para desfrutar melhor saude. " Aqui a pessoa adquire consciência,toma conhecimentos dos fatos negativos e positivos e tem também aquela dose de solidariedade", ele diz.Os adventistas atualmente administram várias frentes de trabalho na área de saude,porque acreditam que essa é uma dádiva divina que deve ser aproveitada com responsabilidade e distribuída com generosidade.Levar saude é levar amor.E quanto mais se dá,mais se recebe.

Esperança Viva
Marcos 16:15