Jesuseapalavra.com
" Ide por todo o mundo
e pregai o evangelho."
                 Marcos 16:15
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2017 Jesuseapalavra.com
Voltar ao menu principal de Estudos Bíblicos
Lição 14 - A um Passo da Liberdade
Em 1860, o químico francês Marcellin Barthelot predisse que dentro de cem anos os cientistas entenderiam o átomo. Ele acreditava que, quando a ciência conseguisse atingir esse estágio, Deus em breve desceria à Terra com Seu grande molho de chaves e diria à humanidade: "Senhores, é hora de fechar."
O tempo, nossa comodidade mais preciosa, está se esgotando. E não há nada que possamos fazer para detê-lo ou fazê-lo andar mais devagar. Milhões dirão a Deus: "Agora, Senhor?" E Ele dirá: "Sim, agora." E esses mesmos milhões, muito tristes e desapontados, dirão uns aos outros: "Eu pensei que tivéssemos mais tempo." Você sabia que num espaço de pouquíssimas horas a Terra será esvaziada? Não terá nenhuma vida em parte alguma do planeta.
Observe como o profeta Isaías descreve esse dia:
"Eis que o Senhor esvazia a terra, e a desola, e transtorna a sua superfície, e dispersa os seus moradores." Isaías (VT) 24:1.
O profeta Jeremias também descreve a cena:
"E serão os mortos do Senhor, naquele dia, desde uma extremidade da terra até à outra extremidade da terra; não serão pranteados, nem recolhidos, nem sepultados, mas serão como estrume sobre a face da terra." Jeremias (VT) 25:33.
Que figura! Cadáveres espalhados por todo o planeta. Por que não estão enterrados? Porque não há ninguém para enterrá-los. O que isso quer dizer? Será que Deus, em Sua ira, desceu e exterminou a raça humana como nos dias de Noé? Não, não é isso!
O profeta Jeremias nos diz mais: "Observei a terra, e eis que estava assolada e vazia; e os céus, não tinham a sua luz. Observei os montes, e eis que estavam tremendo; e todos os outeiros estremeciam. Observei e vi que homem nenhum havia e que todas as aves do céu tinham fugido." Jeremias 4:23 a 25.
A Terra estava vazia. Essa é mesma descrição encontrada no primeiro capítulo de Gênesis, antes da criação. O que aconteceu?
"Vi também que a terra fértil era um deserto, e que todas as suas cidades estavam derribadas diante do Senhor, diante do furor de Sua ira. Por que assim diz o Senhor: Toda esta terra será assolada; de todo, porém, a não consumirei." Jeremias 4:26 e 27.
Há um raio de esperança. Deus diz: "Porém a não consumirei." Evidentemente, Deus ainda tem planos para este planeta. Mas o que aconteceu para deixar a Terra numa condição tão vazia e desolada? O livro de Apocalipse informa que, por ocasião da volta de Cristo, algumas catástrofes acontecerão:
"E houve vozes, e trovões, e relâmpagos, e um grande terremoto, como nunca tinha havido desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terremoto. E a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e da grande Babilônia se lembrou Deus, para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira." Apocalipse 16:18 e 19. Foi assim que as cidades caíram.
Alguns pensam que, quando Cristo voltar, Ele estabelecerá Seu reino de paz na Terra por mil anos. é assim que a Palavra de Deus ensina? Quando Cristo esteve aqui como homem, até os Seus discípulos ficaram confusos sobre a Sua missão. Eles pensavam que Ele tinha vindo para estabelecer um reino terreno naquela ocasião. Mas não foi para isso que Ele veio. Ele veio para morrer na cruz em lugar do homem, para tornar a salvação possível. Hoje, também existe confusão em muitas mentes sobre o que acontecerá quando Cristo retornar num futuro próximo. Haverá um milênio, sem dúvida, mas durante esses mil anos nenhum reino de Cristo será estabelecido na Terra. Não significará uma segunda chance para os pecadores, como alguns pensam. Quando Cristo voltar, cada pecador terá tido a sua última chance.
Jesus disse claramente o propósito da Sua volta: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de Meu pai há muitas moradas; se não fosse assim, Eu vo-lo teria dito; Vou preparar-vos lugar. E, se Eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também." São João (NT) 14:1 a 3.
Para onde Jesus disse que ia quando deixasse a Terra? Para a casa de Seu Pai. Onde fica? Ele disse muitas vezes que Seu Pai estava no Céu. Por que Jesus iria para lá? Com a finalidade de preparar um lugar para o Seu povo. E por que Ele voltaria à Terra? Para buscar o Seu povo e levá-lo para o lugar que Ele preparou, para o Céu. Isso está perfeitamente claro, não está? Ele viria apenas para buscar o Seu povo.
O apóstolo Paulo declarou:
"Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." I Tessalonicenses (NT) 4:16 e 17.
Jesus voltará para buscar Seu povo. Os que já morreram através dos séculos, Ele os trará à vida. E esses, juntamente com os que ainda estiverem vivos, serão levados para as nuvens para encontrá-Lo. Que cena magnífica!
Cristo e Seu povo estarão unidos para nunca mais se separar. Todo o Seu povo: os vivos e aqueles que haviam morrido e foram ressuscitados. Todos serão erguidos até a nuvem para encontrá-Lo. E os pés dEle nem mesmo tocarão no chão. Portanto, nem toda raça humana ficará espalhada morta pela Terra. Em vez disso, muitos irão para algum lugar com o seu Senhor. Eles deixarão a Terra por mil anos. Só depois voltarão. Porque Deus tem planos para o Seu povo e para a Sua terra. Deus tem contas que terão que ser finalmente acertadas com a rebelião.
Por que muitos serão deixados para trás, espalhados sobre a Terra? Jesus morreu por eles também. Ele fez provisões para cada um deles. Existe lugar nas moradas do Pai para todos. Mas eles recusaram a salvação e Cristo não agirá contra a vontade de ninguém.
A Bíblia diz que o povo de Deus vai estar com Ele no Céu durante mil anos:
"E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos." Apocalipse 20:4.
O povo de Deus viverá e reinará com Cristo durante mil anos. Mas o que acontecerá com as pessoas espalhadas sobre a Terra? O próximo verso nos diz: "Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição."
Quem são os outros mortos? O apóstolo Paulo disse que, quando Jesus voltar, Seu povo que morreu será ressuscitado e erguido até a nuvem com Ele. Apocalipse nos diz que os mortos que não aceitaram a Cristo, que não ressuscitaram na Sua segunda vinda, não viverão de novo até os mil anos terminarem. Então, evidentemente, eles tornarão a viver após os mil anos. Nesse caso, haverá duas ressurreições. "Esta é a primeira ressurreição", a ressurreição do povo de Deus. Portanto, a segunda ressurreição, no final dos mil anos, será unicamente para aqueles que rejeitaram a Cristo. Todo o povo de Deus estará com Ele no Céu, e todos os perdidos estarão mortos. A Terra ficará vazia e desolada durante mil anos.
"E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou- o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco tempo." Apocalipse 20:1 a 3.
O que isso quer dizer? Não se pode trancar Satanás com uma chave literal ou prendê-lo numa corrente. Nenhum poço sem fundo, nenhum precipício conseguiria retê-lo. Isso é um modo simbólico de dizer que, para as atividades de Satanás, será finalmente colocado um basta. Ele estará acorrentado, completamente preso pelo fato de que não existirá ninguém para ele tentar. Ele e seus anjos rebeldes terão mil anos para vaguear pelo escuro desolado e vazio da Terra destruída e ver o caos que eles causaram. Enquanto isso, o povo de Deus estará passando mil anos felizes no Céu, em um lugar fantasticamente lindo que o Salvador preparou para eles.
Durante esses anos, haverá muito tempo para entender como Deus lida com os perdidos, com os entes queridos que não estarão lá. Ficará claro que nenhuma pessoa teria se perdido se houvesse desejado ser salva. Deus fez todo o possível para salvar cada pessoa. Chegará o momento em que as contas com a rebelião terão que, finalmente, ser acertadas. Mas Deus e Seu povo voltarão à Terra, e será um retorno permanente. A Bíblia diz: "E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para seu marido." Apocalipse 21:2.
"E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão. E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da Terra, Gogue e Magogue, cujo o número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha." Apocalipse 20:7 e 8.Satanás está solto pelo fato de que a ressurreição dos perdidos já aconteceu. Lembre-se que não ressuscitarão até terem terminado os mil anos.
Mais uma vez a hoste rebelde estará sob o controle de Satanás. Uma tentativa final é feita para derrubar o governo de Deus. E o que acontece? "E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas desceu fogo do céu, e os devorou." Verso 9. Esse é o fim da rebelião. Para o bem do Universo, o pecado deve ser banido. E Deus usa fogo de verdade para fazer isso. Não é um ato no qual Ele tem prazer. Ele chora pelos perdidos, como se chorasse por Seu filho único.
Naquele dia, não haverá lugar para se esconder. Um Pai amoroso os chamou repetidamente. Mas eles não quiseram vir. Quando as chamas tiverem feito seu trabalho, a rebelião se acabará, nunca mais importunará um Universo feliz. O pecado terá acabado e, com ele, a morte, a dor, as lágrimas e as tristezas. Através do fogo, Deus purificará este planeta de toda a sua poluição e o devolverá ao Seu povo como um lar definitivo, limpo e lindo como era no princípio. Nunca mais voltará a ser manchado. Uma pulsação de harmonia será sentida através de toda a criação de Deus. Nunca mais soará uma nota discordante.
Está quase na hora de fechar. Podemos ouvir o tilintar das chaves. Você já pensou no que vai acontecer com sua vida quando essa hora chegar? Após o fechamento, não haverá mais dor de cabeça, nem tristeza, nem doença e nem morte. Não haverá acidentes aéreos, naufrágios, terremotos, incêndios nem inundações. Nenhum sinal de fadiga nos ameaçará. Viagens sem esforço para outros mundos serão freqüentes. Novos horizontes serão explorados com uma visão perfeita, visão que o Criador desejava que tivéssemos para ver Suas maravilhas.
A companhia dos entes queridos, dos anjos e dos moradores de outros mundos jamais será ameaçada pela separação. Acima de tudo, a maravilha das maravilhas: Jesus vai estar lá. Sempre. E toda vez que Ele passar, nosso louvor será dobrado e nosso cálice transbordará com uma felicidade maior do que a de qualquer sonho.
Após o fechamento, tudo isso pode ser seu, se você quiser. Faça planos para isso, faça do Senhor Jesus o seu Salvador e o seu Amigo.
Ele veio para morrer na cruz em lugar do homem, para tornar a salvação possível.
Jesus voltará para buscar Seu povo.
Por que muitos serão deixados para trás? Eles recusaram a salvação e Cristo não agirá contra a vontade de ninguém.
Para o bem do Universo, o pecado deve ser banido.
Acima de tudo, a maravilha das maravilhas: Jesus vai estar lá. Sempre.
Nem só de pão o homem viverá mas de toda palavra que procede da boca de Deus.                
                                      Mateus 4:4
Estudo Bíblico Está Escrito
Revistas
Marcos 16:15