" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
Revistas
Higiene Íntima
Conceito
    A higiene íntima consiste na limpeza da genitália externa feminina com a utilização de água e sabão neutro.Pode ser feita concomitante com o banho,após a relação sexual,na troca de absorverntes ou após eliminação urinária ou intestinal.
Problemas secundários da má higienização
    Odor desagradável.
    Desconforto e sensação de mal-estar.
    Irritação local,prurido.
    Surgimento de afecções,a exemplo da leucorreia,cistite e infecção urinária.
    Possível influência negativa no relacionamento com o sexo oposto,principalmente durante o ato sexual.
    Possível desequilíbrio na autoimagem e na autoestima.
Medidas eficazes na prevenção dos problemas secundários da má higienização
    * Aparar ou depilar os pelos pubianos,sempre que necessário,para garantir uma boa estética,conforto e facilitar a higienização.
    * Evitar a tricotomia frequente (raspagem com auxílio de aparelho específico),pelo risco de produzir lesões na pele e gerar uma prta de entrada para microorganismos.
    * Realizar higiene diária com água e sabão neutro,evitando o uso do sabão em limpezas subsequentes.O uso excessivo e frequente de sabão implica na remoção da oleosidade natural da mucosa,tão fundamental para a proteção contra a invasão de microorganismos e bactérias oportunistas.
    * Não utilizar sabão azul ou branco na higiene íntima.
    * Substituir o sabonete comum por xampu para cabelos de bebês quando não for possível adquirir o produto ideal (sabonete neutro ou sabonete íntimo com pH neutro e sem perfume)para higienização.
    * Realizar a higiene após a eliminação urinária e intestinal,antes e após a relação sexual e ao realizar a troca de absorvente.
    * Verificar as condições higiênicas e de fundamento da ducha (chuveirinho),se optar por ela em limpezas supsequentes.
    * Não permitir,durante a limpeza,jatos fortes e diretos sobre as mucosas,principalmente sobre a mucosa vaginal,pois ela é frágil e poderá sofrer algum tupo de lesão por pressão da água no local e favorecer a invasão de microorganismos.
    * Efetuar a limpeza interna com auxílio dos dedos.Alguns especialistas relatam que as duchas vaginais são desnecessárias,uma vez que a estrutura da vagina está preparada para expelir as secreções e o esperma de forma natural e progressiva.
    * OBS.: É relevante destacar que a lavagem externa (higiene íntima) é diferente das duchas vaginais,que consistem na colocação do chuveirinho diretamente na vagina.
    * Usar uma toalha higiênica para secar especificamente a genitália,pois o uso regular e descuidado do papel higiênico pode produzir  irritações tanto pela fricção local durante a secagem,como pelos resíduos do papel higiênico que porventura ficarem aderidos à mucosa,especialmente se o papel for reciclado e a pessoa for sensível à sua composição.
    * Na presena de menstruação,realizar a higiene íntima e trocar os absorventes a cada quatro horas,ou antes disso se necessário.
    * Sempre realizar a troca de absorventes em espaço curto de tempo,
    * Fazer uso de petas íntimas de algodão e de cor clara.
    * Evitar uso de calças muito apertadas e por tempo prolongado..
    * Lavar as peças íntimas com água e sabão e secá-las ao sol.Não permitir a secagem dessas peças em ambiente fechado e úmido,a exemplo do banheiro.
    * Não compartilhar o uso de toalhas ou peças íntimas.
Fatores geradores da má higienização
    * Falta de informação ou educação suficiente.
    * Motivação diminuída,um fato secundário à baixa autoestima,depressão,estado de doença etc.
    * Ambiente inadequado para a higienização.
    * Falta de recursos e materiais necessários à higienização.
    Limpeza e saúde são imprescindíveis na vida de uma mulher proativa,determinada,dinâmica e essencialmente cristã.Esse é um casamento que sempre deu certo e no qual vale apena investir.


    Eucla Alves Barbosa,enfermeira pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior e professora da Universidade Estadual de Feira de Santanan (UEFS),na Bahia.

Eu,mulher