" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
Revistas
Menopausa o que você precisa saber
Conceito
    A menopausa é um ponto no tempo,isto é,a data da última menstruação na vida de uma mulher.
    A menopausa natural é diagnosticada quandou houver um espaço de doze meses consecutivos de amenorréia,afastadas as causa patológicas ou fisiológicas.Representa a parada definitiva da menstruação,resultante da perda da atividade folicular ovariana.É considerada prematura quando acontece antes dos quarenta anos,e tardia após os cinquenta e cinco anos.
Sintomas
    Ondas de calor seguidas de sudorese profusa,insônia,cefaléia,irritabilidade,nervosismo,instabilidade emocional,diminuição da libido,predisposição ao estresse,piora os quadros depressivos pré-existentes,perda do viço e da tonicidade da pele,atrofia da mucosa e cutânea,responsável pela dispareunia (dor no ato sexual),vaginites,urgência e incontinência urinária.
    Ao longo prazo,a menopausa pode vir associada à osteoporose,doenças cardiovasculares,diabetes mellitus,obesidade,doença de Alzheimer,câncer de mama,de úteo e de intestino.

Prevenção dos sintomas e doenças da menopausa pela mudança no estilo de vida
Suspender o uso de drogas
Nicotina
    Aumenta o risco de doenças cardiovasculares,osteoporose,câncer de pulmão e colo do útero.Duplica o risco da doença de Alzheimer,antecipa a menopausa em até dois anos,aumenta o risco de recidiva de câncer de mama já tratado.
Álcool
    Aumenta o risco de doenças cardiovasculares e osteoporose.
Cafeína
    Aumenta a incidência da osteoporose.
Fazer exercícios físicos com exposição à luz solar e ao ar puro
    O benefício do exercício físico na mulher na pós-menopausa previne e trata a hipertensão arterial,diabetes,obesidade,osteoporose e depressão.
    Exercícios aeróbicos como a caminhada,ciclismo,dança,hidroginástica e musculação ativam a vascularização periférica,melhoram o desempenho cardíaco e músculos esquelético,melhoram também o estado de ânimo e a sensação de bem-estar pela liberação das endorfinas.
    Exercícios de impacto (pular corda,corridas,sapatear,voleibol) previnem e tratam a osteoporose,e devem ser feitos de preferência em jejum,por pelo menos cinco minutos,para estimular a liberação do hormônio do crescimento que fixa o cálcio nos ossos.
Necessidades básicas diária de vitaminas e sais minerais para uma mulher na menopausa
Nutriente
Quantidade
Onde encontrar
Vitamina A
   700mg
    Ovo,cenoura,agrião,abóbora,manga,banana e beterraba
Vitamina C
   75mg
Morango,mamão,kiwi,laranja,manga,brócolis,ervilha
Vitamina D
   40OUI
Cenoura,abóbora
Vitamina E
   15mg
Avelã,amêndoas,azeite,brócollis,amendoim
Acido fólico
   400mg
Verduras e grãos integrais
Vitamina B6
   1.5mg
Banana,batata,cereais,fígado,queijo
Cálcio
   1500mg
Gergelim,couve,leite,soja
Magnésio
   320mg
Aveia,amêndoas,amendoim,banana
Fósforo
   700mg
Queijo,ovo,salmão,frango,leite
Manter uma dieta saudável
    A dieta balanceada,baixa em gordura saturada,alta em grãos,frutas,vegetais,água em quantidade suficiente e nos intervalos das refeições,vitaminas e minerais adequados,contribui grandemente para a manutenção da boa saúde.
Manter o peso
    A gordura corporal mais danosa à saúde está na cintura abdominal.Se estiver acima de 88 cm,isso representa um alto risco de se desenvolver a síndrome metabólica,que consiste de:doenças cardiovasculares,diabetes millitus e hipertensão arterial.
Reduzir o estresse
    Manter respouso adequado,dormir mais cedo,manter contato regular com a natureza,pensar positivamente e confiar no Criador.


    Dra. Stellamaris Sampaio,médica ginecologista,obstetra e cirurgiã-geral do Hospital Adventista de Manaus.
Eu,mulher