" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
Revistas
Os 8 remédios naturais
    Conhecidos como Os Oito Remédios Naturais,esses simples princípios inspirados orientam-no a manter a temperança física,mental e espiritual para,de forma salutar,podemos desfrutar de saúde plena enquanto ainda estivermos neste mundo,e para também cumprirmos a nossa missão para com Deus e a humanidade.Estes oito remédios são:
1- Nutrição
    Esse princípio envolve muito mais que a alimentação.Podemos nos alimentar em quantidade suficiente,mas não ficarmos bem nutridos quando usamos alimentos que não contêm os nutrientes necessários que nosso corpo precisa:"Nosso corpo é formado pela comida que ingerimso" (CSRA,p. 123).
    Sendo formado por células que estão em constante desgaste e renovação,nosso corpo é abastecido e reparado por meio dos alimentos que comemos.Somo bombardeados diariamente pelo marketing da indústria alimentícia e seus produtos que apelam intensamente para o apetite,mas que são desprovidos de nutrientes naturais.Verdadeiramente,Gênesis 1:29 estabelece os princípios básicos da alimentação que o nosso corpo necessita para promover força física e vigor:"E disse Deus ainda:Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semnte e se acham na superfície de toda a Terra e todas as árvores em que dá fruto que dê semente;isso vos será mantimento."
2- Exercício físico
    "A atividade é uma lei de nosso ser" (CBV, p. 93).O exercício físico regular contribui para a produçâo de endorfinas,um agente natural antidepressivo,animadoe,que nos faz sentir bem.Quando não praticamos exercícios,limitamos o nosso corpo,contribuímos para sua decadência e propiciamos diferentes enfermidades."A transgressão da lei física é transgressão da Lei de Deus... A contínua transgressão das leis da natureza é uma contínua transgressão da Lei de deus" (Acsra,p. 43).
3- Água
    Esse preciosos e incomparável líquido supre as necessidades de cada órgão do corpo e ainda pervine enfermidades,pois fortalece o nosso sistema imunológico.Quando usada internamente,refrigera a revigora as célulcas,limpando o nosso organizmo das indesejáveis impurezas.Externamente,tonifica,regula a circulação e proporciona relaxamento muscular,resultando em calma e descanso.
4- Luz solar
    A luz solar mantém a vida em nosso planeta.As plantas,os animais,o ser humano,todos nos beneficiamos da luz solar e dela dependemos para o oxigênio,alimento e vida.Divinamente estabelecido,o Sol tem efeito fortalecedor em nosso corpo,sendo o responsável pela síntese da vitamna D3,além de elevar o bem-estar geral pela produção da endorfina e seus efeitos calmantes.
    A exposição ao Sol aumeta a circulação,diminui a pressão arterial,facilita o transporte de oxigênio e nutrientes para as células.A luz solar também auxilia no aumento da função do fígado,que é responsável pela limpeza e remoção dos componenestes tóxicos de nosso corpo,além de aumenta a produção das células vermelhas e brancas do sangue,contribuindo assim para um sistema imunológico mais forte.
5- Temperança
    De acordo com Ellen White,escritora e educadora cristã norte-americana,temperança é abster-se inteiramente daquilo que é prejudicial e usar sabiamente aquilo que é saudável.Tanto no aspecto da alimentação como do trabalho,descanso e uso de nossos recursos,somos responsáveis pelas escolhas que fazemos,e importa que vivamos uma vida equilibrada quanto à administração dos bens e recursos que Ele nos dá.
6- Ar puro
    O ar puro é essencial para a saúde.Esse ar é formado por uma mistura de gases que não podemos ver ou cheirar.Foram criados por Deus não só para a manutenção da vida.Como também para outros aspectos físicos da natureza ao nosso redor.
    Juntamente com o exercício físico,a respiração apropriada de ar puro fortalece os pulmões,e ambos contribuem para a melhor troca de gases em nosso organismo,revitalizando assim os nossos órgãos.
7- Descanso
    O corpo humano foi formado de maneira única e necessita de descanso para recompor suas energias vitais.
    O repouso é um remédio natural,essencial à manutenção e restauração da saúde e da boa disposição,principalmente àqueles que mantêm um estilo de vida sedentário e urbano.Nosso organismo foi programado com um ciclo de 24 horas,sendo um terço desse período destinao ao repouso.Esse repouso contribui diretametne para a reposição das células e tecidos,como também para a produção de hormônios essenciais,inclusive os  hormônios do crescimento,produzidos nas horas noturas.
8- Confiança em Deus
    Deus é o Criador e Mantenedor do Universo e de Suas criaturas.Como nosso Criador,Ele nos deu todos os remédios da natureza.Ele nos conhece mesmo antes de termos sido formados (Sl 139:13)e nos ama com um amor incodicional (Jr 31:3).Ele sabe que,como criaturas,dependemos dEle para viver uma vida plena.
    A confiança em Deus proporciona a esperança de uma vida melhor,motiva-nos e nos impulsiona na vida,influenciando todos os aspectos de nossa existência.Acreditar que somos criados à Sua imagem e que fomos resgatados pelo sangue de Cristo na cruz do Calvário faz-nos entender a dimensão do amor divino e direciona a perspectiva de nosso viver.A confiança em Deus mantém a saúde física,mental e espiritual,proporcionando-nos paz e alegria. (Mt 11:28; João 14:27).
    Verdadeiramente,podemos usufruir hoje mesmo os benefícios de um viver saudável pela prática dos princípios que nos foram concedidos sob Sua especial instrução.
    Quando negligenciamos o uso e a prática desses princípios,limitamos nosso potencial e qualidade de vida para servir a Deus e ao nosso semelhante.  

     Márcia Regina Pereira Azevedo é enfermeira e mestre em Enfermagem pela Andrews University e trabalha na Faculdade Adventista da Amazônia.
Eu,mulher