Jesuseapalavra.com
" Ide por todo o mundo
e pregai o evangelho."
                 Marcos 16:15
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2017 Jesuseapalavra.com
Revistas     
Recuros,Materiais e Idéias  - Por Dentro do Programa RCC
O RCC - Renovação de casais com Cristo - é um projeto do Ministério da Família da DSA (Divisão Sul-Americana) que visa atender os casais,adventistas ou não,dentro de sua realidade concreta e de suas responsabilidades,promovendo a evangelização e o engajamento de casais permanente círculo de discipulado.
É um serviço às famílias,feito por casais e para casais.Possui alguns detalhes diferentes dos demais encontros de casais,e por isso,para ser realizado,precisa passar por algumas etapas distintas,indispensáveis e inter-relacionadas entre si,cada uma com características e finalidades próprios.
É também um projeto que desperta nos casais o desejo de fazer de Jesus Cristo o centro da experiência conjugal.Em razão desse propósito todas as palestras devem apontar para Cristo como solução.
Como surgiu o RCC? Surgiu da necessidade de potencializar o esforço de alguns líderes que desejavam apoiar,orientar e aconselhar vários casais da igreja que estavam precisando de ajuda.Hoje existem dois modelos de RCC aprovados pela DSA.
O primeiro modelo: Um encontro de fim de semana,geralmente realizado numa escola.Nesse modelo os casais geralemtne voltam para dormir em casa.Esse foi o modelo pioneiro em nossa igreja,seu protótipo foi realizado em 1990.
O segundo modelo: Um encontro de fim de semana realizado num hotel.Nesse modelos os casais ficam hospedados e,portanto longe do seu ambiente cotidiano.Observações quanto aos dois modelos: Os dois utilizam um ciclo completo de interesse pelos casais covidados e adotam uma abordagem mais centrada na animação e condução de atividades de grupo do que nas relações individualizadas.
Vantagens dos dois modelos:
O modelo pioneiro pode ser realizado geralmente por um terço do custo financeiro do modelo de hotel.Isso o torna mais viável e menos seletivo.
O modelo de hotel oferece aos casais a oportunidade de desfrutar de  um final de semana que trás a lembrança o início da vida a dois,na lua de mel.
a originalidade do RCC: Em relação a outros projetos e eventos da Igreja o grande diferencial é que sempre deve ser planejado com a orientação do líder de família do campo ou de um pastor distrital.Deve ser realizado sempre em nível de campo ou de distrito.Esta é a sua característica vital.Quem lhe retirar essa característica estará correndo o risco de comprometer seus princípios e conteudos.
O RCC é divido em três etapas distintas.Cada etapa antecede a outra e exige muito envolvimento de seus integrantes.
1ª  Etapa: " Pré-Encontro" É o preparo "do Encontro" por casais que já partiparam e que por isso estão habilitados a indicar e apadrinhar os casais que ainda nã participaram
2ª Etapa: " O Encontro" É sempre formatado a partir de um mesmo script e permeado por vários momentos especiais,todos girando em volta de um mesmo tema.Conta sempre com a participação dos que desejam se engajar espontaneamente.
3ª Etapa: " O Reencontro" São encontros de continuidade para estudar vários outros temas de família sob a perspectiva bíblica e tem como propósito ultimo levar os casais cristãos e não cristãos a desenvolverem verdadeiro apreço pela Palavra de Deus.
Para viabilizar sua realização os líderes devem ser indicados pela comissão de uma igreja e devem fazer parte do departamento do Ministério da Família.Devem ser membros zelosos e fiéis aos princípios de nossa fé.
O RCC não deve ser um encontro de luxo.Nunca deve ser realizado tendo  em vista o interesse pessoal ou o capricho de alguns.quando os princípios de Deus são ignorados e prevalece a vontade dos homens as realizações não produzem nenhum efeito duradoudo.No entanto,quando a nossa vontade se une ao Espírito Santo ela se torna onipotente.
Outro detalhe importante é que nenhum encontro deve ter em vista algum tipo de ostentação,Deus condena esse tipo de atitude."Por entre as perplexidades,perigos e exigências contraditórias da vida,a unica segurança e regra certa é fazer o que Deus diz. 'Os preceitos do Senhor são retor'( Sal. 19:8), 'quem deste modo procede não será jamais abalado', Sal. 15:5". - Educação, págs. 227-229. " Nunca devemos rebaixar o nível da verdade,a fim de obter conversos,mas precisamos procurar elevar o pecador e corrupto à alta norma da lei de Deus". - Evangelismo, pág. 137.
" Os mensageiros de Deus não devem seguir,em seus esforços para atrair o povo,com métodos do mundo.Nas reuniões que se realizam eles não devem confiar em cantores do mundo e exibições teatrais para despertar o interesse." - Obreiros Evangélicos, pág. 357.
Palestrantes do RCC: Nenhuma palestra deve ser apresentada por um orador que não professa nossa fé;nós possuímos uma verdade distinta e o conteudo de todas as nossas palestras deve estar em harmonia com os ensinos da Bíblia e do Espírito de Profecias.
Como participar do RCC? Para participar você deve consultar o líder do Ministério da Família do seu campo ou escolher um nucleo mais próximo da sua sede.
Quanto ao roteiro do RCC: Deve seguir rigorosamente as normas e condições votadas pela DSA.Solicite ao líder do seu campo o voto que trata desses procedimentos.
Observações final: O RCC deve ser utilizado preferencialmente como um recursos evangelístico,cada encontro deve reservar 50% das vagas para casais interessando ou casais em que apenas um dos cônjuges professa nossa fé.

Pr. Jair Gois é diretor de Ministério da Família da União Centro-Oeste Brasileira.
Família Esperança
Marcos 16:15