Jesuseapalavra.com
" Ide por todo o mundo
e pregai o evangelho."
                 Marcos 16:15
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2017 Jesuseapalavra.com
Revistas 
Princípios Básicos para uma Vida com Qualidade
Respire !
" Deus,nem é servido por mãos humanas,como se de alguma coisa precisasse;pois ele mesmo é quem a todos dá vida,respiração e tudo mais" (Atos 17:25).
    O homem foi criado por Deus de um modo maravilhoso.Ele se preocupou com a sua felicidade,prazer e com cada detalhe necessário para a manutenção de sua vida.No texnto acima Paulo afirma que o Criador amorosamente,nos deu "vida,respiração e tudo mais" para que possamos existir com alegria e satisfação.Para a manutenção da respiração ou do fôlego de vida necessitamos também do ar atmosférico e,por incrível que pareça,o ar que respiramos e o modo como o fazemos têm grande impacto sobre a nossa saude.Então,respire fundo e continue lendo!
Questão de sobrevivência!
    Podemos sobreviver por algumas semanas sem comida,poucos dias sem água,mas somente alguns minutos sem ar.Sem ele,as células morrem e consequentemente o corpo também.Esse recurso maravilhoso é composto por diversos gases:nitrogênio,oxigênio,gás carbônico e o restante de hidrogênio e gases nobres.Quando respiramos,o ar é distribuído para todo o organismo através da circulação sanguínea com a ajuda dos glóbulos vermelhos e participa de toas as reações que envolvem a glicose,principal fonte de energia do nosso corpo.Sem ele,nosso corpo não funcionaria porque não teria energia para suas diversas atividades.
    O ar puro tem relação direta com a nossa saude física e mental.Ele revigora,alimenta e desintoxica física e mental.Ele revigora,alimenta e desintoxica todas as células e órgãos do sorpo humano.Os benefícios do ar são muitos:refresca e fortalece o corpo,melhora nossa capacidade de concentração,raciocínio e memória,melhora o sono,diminui a ansiedade,o cansaço e o estresse,estimula o apetite,auxilia a digestão,dá suporte ao sistema imunológico e promove uma circulação sanguínea mais saudável.Está comprovado que o ar puro proporciona a eliminação de aproximadamente 1/3 das toxinas do nosso corpo.Por isso,a qualidade do ar que respiramos e uma respiração adequada são relevantes para o bom funcionamento do corpo.Respirar ar puro melhora a saude!
Você sabe respirar?
    Felizmente,nós nascemos sabendo respirar.No entanto,podemos desenvolver maus hábitos respiratórios que impedem o pulmão de funcionar de maneira afetiva.Geralmente em nosso dia a dia,nossa respiração tende a ser curta e rápida,como se estivéssemos em constante correria.Desta forma,os pulmões não se expandem de maneira adequada e o corpo não recebe o oxigênio de forma eficiente.Como seria,então,a maneira apropriada de respirar?
    Abaixo estão algumas dicas importantes:
    1- Concentre-se menos na inspiração e mais na expiração.Quanot mais uma pessoa expira (solta o ar),mais ar ela poderá inspirar,recebendo maior quantidade de ar novo.
    2- Inspire pelo nariz lentamente por aproximadamente 4 segundos.Depois de uma pequena pausa,expire lentamente contanto até 12.
    3- Ao inspirar,procure "encher" a barriga (diafragma),em vez de levantar o peito e os ombros,e na expiração "esvazie" a barriga novamente.Esta é a maneira correta de levar o ar para os pulmões,expandindo todo o diafragma.Se você repara,os bebês respiram dessa forma.
    Com estes simples exercícios,a função pulmonar melhorará e o corpo todo sentirá os benefícios da troca mais eficiente de oxigênio.
Onde encontrar ar puro?
    A essa altura,você pode pensar:"Como respirarei ar puro se vivo numa cidade poluída,cheia de carros,fábricas e queima de lixo?"Realmente,esse é um desafio para a maioria das pessoas hoje.A fumaça liberada por esses meios contém gases tóxicos para o nosso organismo e trazem grandes prejuízos para a saude.observe os dados a seguir:
    Uma pesquisa feita pelo Departamento de Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo verificou que o nível de poluição dessas cidades apresenta frequentemente doenças respiratórias,principalmente crianças e idosos.Segudno o DataSus,banco de dados eletrônicos do Ministério da Saude,em 2012 mais de 1.184.000 pessoas foram internadas por problemas respiratórios e doenças do trato respiratório superior no Brasil.
    Outra constatação alarmante de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer) pessoas que vivem em metrópoles muito poluídas apresentam 12% mais de chance de desenvolver câncer.
    Além desses problemas,muitas pessoas passam várias horas do dia em ambientes fechados onde o ar não circula de forma devida como salas,escritórios,metrôs e ônibus.Que atitude podemos tomar diante desse preocupante quadro?Uma dica interessante seria separarmos um tempo diariamente para estarmos em lugares perto da natureza,em ambientes abertos e ventilados.As plantas liberam o oxigênio para a atmosfera e,portanto,a proximidade com a natureza nos proporciona um ar de melhor qualidade.Para pessoas que vivem em médias e grandes cidades,fazer caminhadas,outros exercícios e passeios em um parque arborizado longe de estradas emopoeiradas,pode ser uma maneira de conseguir um ar mais puro.Fazer exercícios em locais abertos e próximos da natureza demonstra ser mais benéfico do que o realizar em ambientes fechados e com má circulação de ar,como algumas academias de ginástica.
E o ar dentro de casa?
    Uma pesquisa sobre a qualidade do ar divulgada pela Agência de Proteção ambiental dos Estados Unidos (EPA)relevou que o ar de dentro de casa pode estar de duas a cinco vezes mais contaminado do que o ar em ambientes externos.Isso ocorre porque a sportas e janelas são mantidas fechadas a maior parte do tempo,o que dificulta a troca de oxigênio no ambiente interno.Além disso,o uso de tapetes,cortinas,quadros e outros objetos de decoração também funcionam como depósitos de proeira e influenciam na qualidade do ar dentro de casa.Alguns cuidados importantes para melhorar a qualidade do ar dentro de casa são:
    1- Em algum momento do dia ou da noite,permita que o ar circule através das janelas e portas abertas,conforme a possibilidade de cada casa.
   2- Tenha plantas dentro de casa.Elas transformam o gás carbônico em oxigênio,regulam a umidade do ar,e absorvem alguns poluentes do ar através de suas folhas e raízes.
    3- Evite produtos químicos em execesso porque a liberação de poluentes advindos dos compostos orgânicos voláteis (contidos nos produtos)pode causar irritação das vias respiratórias,fadiga e falta de ar.
    4- Para retirar a poeira,opte por aspirador de pó e panos umidos,em vez de produtos químicos fortes.O pano umido ajuda na retenção da poeira.
     5- Limpe o filtro do ar condicionado,aquecedor e ventilador com frequência,pois são depositários de poeira que serão liberados com o funcionamento do aparelho.Cuidados especiais devem ser tomados por quem usa especialmente o ar condicionado:abra de vez em quando as janelas e tome muita água para hidratar o corpo,pois ele suga o ar do ambiente e retira a sua umidade.Se necessário,utilize soro fiológico para hidratar as mucosas nasais.
Entenda as alergias respiratórias
    Um artigo publicado no site da Associação Brasileira de Asmáticos afirmou que a combinação de poluentes do ar aumenta a reatividade das vias respiratórias,o que torna pessoas predispostas à alergia mais sensíveis e propensas a desenvolver doenças como rinite e asma.
    As alergias respiratórias são uma maneira de o corpo se defender contra agressões extermas causadas por produtos químicos,bactérias e vírus contidos no ar:o nariz entopo para impedir que elementos nocivos entrem no organismo,é produzida a coriza com a finalidade de lavar e expelir substâncias estranhas como bactérias e vírus,e o espirro é um mecanismo utlizado pelo corpo para remover tais substâncias automaticamente.Se a agressão é forte,surge a tosse também como tentativa de defesa,e o fechamento da garganta pode acontecer a fim de impedir a penetração dos germes e substâncias poluentes.
    O ar puro previne as alergias respiratórias e as inflamações das vias respiratórias já que possui baixa concentração de poluentes e de substâncias tóxicas.No entanto,por serem doenças miltifalatoriais,é importante que outros aspectos sejam avaliados para um tratamento devido.
Cigarro: Apague-o!
    De acordo com a Organização Mundial da Saude (OMS), o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável no mundo.Ela estima que um terço da população mundial adulta fume,ou seja,aproximadamente 1 bilhão e 200 milhões de pessoas,dentre as quais 200 milhões são mulheres.
    O total de mortes devido ao uso do tabaco atinge aproximadamente 4,9 milhões de morte anuais - o que corresponde a 10 mil morte por dia - e caso as tendências de expansão do fumo sejam mantidas,serão cerca de 10 milhões de mortes anuais por este motivo por volta do ano 2030.
A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas,substâncias cancerígenas,corantes e agrotóxicos em altas concentrações.Dentre elas estão: a nicotina(causa depedência física),a amônia (substância existente em produso de limpeza),arsênio (metal pesado,potencialmente cancerígeno,usado em inseticidas),monóxido de carbono (gás tóxico que está na fumaça dos automóveis)e até naftalinas (encontrado dentro das pastilhas para matar baratas).
    O fumo está associado a 90% dos casos de câncer de pulmão.No ano de 2012,segundo o Instituo Nacional do Câncer (INCA),a estimativa era que 37% dos casos de câncer no Brasil estivessem relacionados ao tabagismo.
    algumas pessoas acreditam que o fato de fumarem com moderação seja uma garantia de que não desenvolverão o câncer.No entanto,as estatísticas mostram que o risco de morte por câncer de pulmão aumenta em quatro vezes àquelas pessoas que fumam de uma a nove unidades por dia,em relação ao não-fumante.Além disso,quanto mais cedo uma pessoa começa a fumar,maior prejuízo causará à sua saude,porque a ação danosa do cigarro é prolongada e cumulativa.E o fumante passivo,está livre dos efeitos nocivos da fumaça?A resposta é não.Em médio e longo prazo o fumante passivo pode sofrer a redução de sua capacidade respiratória,um risco 30% maior de câncer de pulmão e 24% maior de infarto,comparados aos não fumantes que não se expõem à fumaça frequente.
Você e o criador
    você percebeu que recurso maravilhos è o ar puro?Sem ele,não existiríamos.Graça Deus,nascemos sabendo respirar - inspiramos e expiramos de forma automática.Mas você sabia que existe alguémn que controla e mantém a nossa respiração,concedendo-nos vida?A bíblia diz: "Assim diz Deus,o Senhor,que criou os céus e os estendeu,formou a terra e a tudo quanto produz;que dá fôlego de vida ao povo que nela está e o espírito aos que andam nela (Isaías 42:5).Percebeu?É Deus quem nos deu o  fôlego de vida e mantém a nossa respiração!Então,toda vez que você respirar,reconheça que existe Alguém que incansavelmente cuida de você.
Fique Leve
Marcos 16:15