" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
03 de Novembro Sábado
Contracultura

A sabedoria do homem lhe dá paciência;sua glória é ignorar as ofensas. Provérbios 19:11

Existia um costume entre os adolescentes da escola em que eu estudava no ensino fundamental.Na hora do intervalo,um grupo de alunos escolhia dois colegas que seriam incentivados a brigar.O método era simples.Eles faziam intrigas entre os dois para provocar o conflito.O momento de "glória" acontecia quando um dos dois se irritava e partia para a violência.Quando isso ocorria,os brigões sempre eram chamados à sala do diretor de disciplina.
Do ponto de vista cristão,a glória nunca é caracterizada por atitudes de violência.Pelo contrário,o homem tem seu momento de glória diante de Deus,quando responder às ofensas com amor.Essa é uma atitude contracultural,pois o que a sociedade prega,de maneira geral,é que não devemos "levar desaforo pra casa"e pagar as ofensas "com a mesma moeda".
Cristo é o nosso padrão cultural nessas e em muitas outras questões.Ele demonstrou como devemos reagir quando somos insultados.Ele nos ensinou na prática.Quando Moisés pediu para Deus mostrar Sua glória,o Senhor fez com que ele visse Sua bondade,Moisés disse:"Peço-Te que me mostres a Tua glória.E Deus respondeu:"Diante de você farei passar toda a Minha bondade" (Êxodo 33:18,19).
Na encarnação,Jesus deu uma demonstração ainda mais evidente de Sua glória.Na oração sacerdotal,Ele orou assim:"Eu revelei no mundo a Tua natureza gloriosa,terminando assim o trabalho que Me deste para fazer" (João 17:4,NTLH).Sim,foi ao morrer na cruz que nosso Senhor esteve em Seu auge.Ao morrer para que tivéssemos condições de ter os pecados perdoados,Ele revelou Sua glória.É nossa oportunidade imitar a Cristo,buscando a glória do amor sacrifical e do perdão.
Sem Cristo,o conceito de glória está sempre contaminado com algum tipo de violência e humilhação para o oponente.A cultura do reino de Deus está na contramão disso.Nela,o perdão eleva a pessoa a uma situação gloriosa.Seja contracultural.Seja como Cristo.Perdoe.
Inpiração Juvenil