Jesuseapalavra.com
" Ide por todo o mundo
e pregai o evangelho."
                 Marcos 16:15
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2017 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
01 de Fevereiro Quinta-feira
Autoconfiança exagerada

Não seja sábio aos seus próprios olhos,tema-ao Senhor e evite o mal.Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos. Provérbios 3:7,8

O efeito placebo ocorre quando um "remédio" sem princípio ativo surte efeito sobre a doença de alguém que o toma.A ciência já provou que o  efeito placebo é real.A explicação relaciona-se com o impressionante poder que a mente humana exerce sobre o corpo.Uma pessoa pode adoecer por conta dos pensamentos que nutre.Existe uma relação íntima entre a saúde física,mental e espiritual.Deus nos criou assim.
O texto bíblico de hoje trata desse assunto.O mais interessante é que o sentimento que,segundo Salomão,ser prejudicial à saúde é a autoconfiança exagerada.O apóstolo Paulo deu um conselho semelhante:"Tenham por todos o mesmo cuidado.Não sejam orgulhosos,mas aceitem serviços humildes.Que nenhum de vocês fique pensando que é sábio!" (Romanos 12:16,NTLH).
Salomão falava do assunto por experiência própria.Ele errou nesse ponto.Enquanto era sábio e atribuía tudo a Deus,manteve intacta sua saúde física,mental e espiritual.No momento em que começou a pensar que era sábio o suficiente para desreipeitar a recomendação divina de não casar com mulheres pagãs,sua situação ficou triste,e sua sabedoria,comprometida.
A bíblia descreve a condição do grande rei da seguinte forma:"Salomâo amou muitas mulheres estrangeiras.[...] Elas fizeram com que ele se afastasse de Deus e,quando ele já estava velho,fizeram com que o seu coração se voltasse para deuses estrangeiros.Ele não não foi fiel ao Senhor,seu Deus,como Davi,o seu pai,havia sido.Salomão adorou Astarote,a deusa de Sidom,e Moloque,o nojento deus de Amom.Ele pecou contra o Senhor e não foi fiel a Ele como Davi,o seu pai,havia sido" (2Reis 11:1-6,NTLH).
Para comprovar como essa fase de autoconfiança exagerada fez mal a Salomão,basta ler Eclesiaste,livro que ele escreveu depois de seu retorno para Deus.Nesse livor,percebe-se um homem triste e com uma perspectiva pessimista da vida.
A verdadeira sabedoria é inconsciente de si mesma.Se alguém acha que é muito sábio,é provável que tenha deixado de ser,se é que já tenho sido algum dia.Atribua a deus tudo de bom em você e tenha saúde integral.
Inspiração Juvenil