" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
01 de Maio Terça-feira
Cobiça

Não cobice em seu coração a sua beleza nem se deixe seduzir por seus olhares. Provérbios 6:25

Salomão retoma nesse capítulo um assunto que muito o preocupa: a impureza sexual. Embora o sábio tenha escrito seus provérbios há milhares de anos, eles são extremamente atuais. Hoje ainda a juventude tem desafios nessa área. O aspecto abordado no provérbio de hoje é como alguém pode ser atraído para esse mal.
A ideia do texto é que para não ser seduzido pela impureza deve-se evitar o contato visual. Esse princípio serve para todos os pecados. Tudo começa com a cobiça, que é o resultado de observar demoradamente o objeto de desejo.
Cobiçar é um pecado. Deus deixou isso muito claro no décimo mandamento: “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo” (Êxodo 20:17, ARA). Essa preocupação divina é explicada pelo poder que esse pecado tem de gerar outros em nossa vida.
O apóstolo Tiago escreveu: “Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e Ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte” (Tiago 1:13-15, ARA).
Na Bíblia encontramos um exemplo de como a cobiça dá origem a muitos males na vida. Sansão nasceu de maneira milagrosa e recebeu uma missão especial de Deus: ele deveria combater os filisteus. Seus pais se prepararam física e espiritualmente para sua chegada. Em seu corpo, Sansão carregava um símbolo da sua dedicação ao Senhor: o cabelo comprido.
Mesmo com uma origem tão especial, Sansão foi um fracassado em sua vida moral e espiritual. Seu insucesso começou com a cobiça por uma mulher que não deveria ser sua. A Bíblia descreve o diálogo com os pais da seguinte forma: “Seu pai e sua mãe lhe perguntaram: ‘Será que não há mulher entre os seus parentes ou entre todo o seu povo? Você tem que ir aos filisteus incircuncisos para conseguir esposa?’ Sansão, porém, disse ao pai: ‘Consiga-a para mim. É ela que me agrada’” (Juízes 14:3). Essa decisão decretou o início da tragédia na vida de Sansão.
Se tivermos que desejar algo, que seja mais comunhão com o Céu.
Inpiração Juvenil