Jesuseapalavra.com
" Ide por todo o mundo
e pregai o evangelho."
                 Marcos 16:15
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2017 Jesuseapalavra.com
12 de Dezembro Terça-feira
Verdade revelada

O que é a verdade? João 18:38

"Mas você é um rei ou não é?"Pilatos insistiu na pergunta depois de ouvir uma resposta completamente estranha para seu modo de enxergar a vida e a política.Jesus havia lhe dito:"Meu reino não consiste naquilo que pode ser visto.Se fosse,meus seguidores lutariam para que Eu não fosse entregue aos judeus.Mas não sou esse tipo de rei,não um rei conforme o mundo" (João 18:36,A Mensagem).
A essa altura,Pilatou ficou ainda mais perturbado.No diálogo,o Senhor tinha revelado que,diferentemente dos reinos do mundo,o seu governo é fundamentado no conhecimento e propagação da verdade.Ele disse:"Por ser Rei,nasci e vim ao mundo para que pudesse dar testemunho da verdade.Aquele que se importa com a verdade e tem alguma sensibilidade a ela reconhece a minha voz" (João 18:37,A Mensagem).
Pilatos não sabia o que era a verdade,muito menos tinha a mínima sensibilidade a ela.Era um conceito completamente estranho para ele.Observe que sua pergunta não é:"Qual é a verdade?" "O que é verdadeiro?" ou "Onde está a verdade?".Ele queria saber o que era essa coisa chamada verdade.A forma como a pergunta foi construída revela seu completo desconhecimento do conceito.
Para ele,valores como verdade e moralidade não existiam.Não eram úteis e poderiam,em realidade,atrapalhar seus interesses corruptos.Ele vivia num mundo em que a mentira era a verdade.A conversa com Jesus estava virando seu mundo de cabeça para baixo.
Diante da dignidade real de Cristo,Pilatos sentiu-se ameaçado por valores que não conhecia e,por um momento,a lógica do reino de Deus começou a fazer sentido.Ellen White esclarece:"Pilatos teve desejo de conhecer a verdade.Seu espírito estava confundido.Apegou-se ancioso às palavras do Salvador [...].Mas não esperou a resposta.O tumulto lá fora lembrou-lhes os interesses do momento;pois os sacerdotes clamavam por ação imediata" (O Desejado de Todas as Nações,p. 727,itálico acrescentado).Entre a verdade e a mentira,Pilatos escolheu o que lhe pareceu mais cômodo.
A verdade aponta para interesses eternos;mas,no mundo em que Pilatos vivia,o que vale é o momentâneo e o passageiro.A multidão o fez aterrissar nesse território perverso.Quem deseja saber o que é a verdade precisa se concentrar na resposta e,para isso,transportar-se para a dimensão divina.Hoje,Jesus deseja lhe revelar o que é a verdade.Você o ouvirá?
Marcos 16:15
Inspiração Juvenil