" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
15 de Junho Sexta-feira
Não coloque lenha na fogueira

O ódio provoca dissnsão,mas o amor cobre todos os pecados. Provérbios 10:12

Lembro-me com saudades dos acampamentos do clube de desbravadores na minha infância e adolescência.Eles eram frequente e muito divertidos.Embora dormir na barraca não fosse tão confortável,era muito legal aquela aventura que,em geral,durava o fim de semana.
Gostava muito de ficar em volta da fogueira ouvindo histórias bíblicas contadas pelo capitão do clube.Era um período de muita paz.Quando acabavam esses encontros e todos iam jogar bola ou fazer outras atividades,eu gostava de observar a fogueira.
O provérbio de hoje contrasta dois sentimentos:o ódio e o amor.O ponto central do versículo está na atitude dos dois em relação aos pecados das pessoas.A  principal característica do ódio é colocar "lenha na fogueira" dos pecados dos outros.Quem odeia não se satisfaz com o sofrimento natural de alguém que cometeu um erro.Ele sente prazer em aumentar a dor,provocar mais brigas e aumentar o problema.A pessoa que garda o ódio em seu coração,quando vê alguém triste por ter cometido um pecado,coloca o dedo na ferida e aumenta a angústia.
Do outro lado está o amor.Ele age de modo diferente do ódio.Seu prazer está em diminuir o sofrimento das pessoas.Quando se depara com uma situação de conflito,promove a paz nos corações.Jesus falou:"Bem-aventurados os pacificadores,pois serão chamados filhos de Deus" (Mateus 5:9).
O amor trata o ofensor como um amigo a ser conquistado,não como um inimigo a ser vencido.O cristão amoroso faz questão de,cobrir as transgressões do outro como o "cobertor do amor".Quem carrega ódio no coração usa a exposição do erro do outro como uma forma de vingança.
Diferentemente,a pessoa amorosa suporta a injúria para trabalhar em um processo de reconciliação e salvação do ofensor.Isso não indica que não devamos repreender o erro,mas que,se isso for necessário,agiremos sem expor a pessoa envolvida.
Por si só,o pecado já resulta em terríveis consequências para o pecador;o pedo na consciência é apenas uma delas.O cristão jamais coloca mais "lenha na foguera",mas administra "remédios" amorosos para diminuir a dor dos que sofrem.Não alimente a fogueira do pecado na via de ninguém.Ore para que hoje você seja usado como bênção na vida das pessoas.

Inpiração Juvenil