" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
15 de Maio Terça-feira
Uma família especial

Eu,a sabedoria,moro com a prudência,e tenho o conhecimento que vem do bom senso. Provérbios 8:12

O provérbio de hoje fala de uma família metafórica formada pela sabedoria,prudência,pelo conhecimento e bom senso.Essa é a "família da sabedoria".Todos eles moram na mesma casa e trabalham pelo mesmo propósito.A boa notícia é que quem quiser pode se unir a essa família e desfrutar as virtudes que a caracterizam.
A prudência diz respeito à sabedoria aplicada;o bom senso se refere à habildiade nas situações práticas,nas relações interpessoais e na tomada de decisões.
Encontramos um bom exemplo de prudência na história da esolha de Davi como rei de Israel.Perceba a situação delicada naqual ele estava.Deus o havia ungido como rei e,portanto,já tinha rejeitado Saul;porém,a sucessão real ainda não havia acontecido.Certamente existia um mal-estar entre os súditos e,especialmente,no palácio.
Até Jônatas,o filho do rei e herdeiro natural do trono,havia reconhecido Davi como sucessor legítimo de seu pai.Isso fica evidente em um gesto de sua parte:"Jônatas tirou o manto que estava vestindo e deu-o a Davi,junto com sua túnica,e até sua espada,seu arco e seu cinturão" (1Samuel 18:4).Nos tempos bíblicos,o ato de dar a capa a alguém significaba um reconhecimento de passagem de poder.Jônatas estava dizendo a Davi que abdicava de seu direito hereditário em nome da vontade de Deus.
Diante desse quadro,Davi poderia se adiantar e tomar o trono de Saul.Ele tinha o apoio do príncipe e de grande parte da população.Depois de suas bem-sucedidas campanhas militares,era comum ouvir-se em Israel o canto das milheres:"Saul matou milhares,e davi,dezenas de milhares" (1Samuel 18:7).Davi não se impressionou com esses aplausos.Foi prudente e esperou o tempo certo.
Como Davi,precisamos ter sabedoria e prudência.Ao tratar de assuntos pessoais de nossos amigos ou ao comentarmos sobre outras pessoas no podemos ser precipitados e levianos.Diante de questões que envolvem nosso futuro,segurança e saúde física e emocional,devemos ter todo o cuidado possível para não comprometermos questões essenciais da existêmcoa como essas.
A sabedoria e a prudência não foram privilégios exclusivos de Davi.Para você ser como ele,basta ingressar na família da sabedoria divina e ser companheiro de seus membros.Se você quiser,Deus garante a você esse direito real.
Inpiração Juvenil