" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2020 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
16 de Fevereiro Domingo

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Hebreus 11:1

Como pastor de jovens, sou frequentemente procurado para ajudá-los em suas inquietações. Eles me trazem suas perguntas e dúvidas, pedem conselhos e orientações. De todas as questões que me são apresentadas, uma das mais frequentes é esta: “Pastor, a minha fé está acabando. O que eu faço?”
Em geral, pergunto a eles quanto da fé lhes resta. Alguns juntam os dedos polegar e indicador para tornar claro que lhes resta muito pouco, quase nada. Então lembro a eles que Jesus disse que, se tivéssemos fé do tamanho de um grão de mostarda, seríamos capazes de transportar montanhas. Em seguida, pergunto: “Você sabe qual é o tamanho de um grão de mostarda?” Agora é a minha vez de juntar os dedos e mostrar quão minúscula é essa semente. Nossa pequena e insignificante fé é tudo o que Deus precisa para fazer uma grande obra em nossa vida.
Lembre-se de que nosso primeiro problema é ter fé. O próprio Cristo questionou se encontraria fé quando retornasse à Terra. Quando penso no potencial da fé, começo a achar que a minha fé anda meio microscópica.
Onde está o problema? Primeiramente, muitos pensam na fé como uma coisa puramente emocional, como se fosse apenas uma sensação. Quem entende assim ora, vai à igreja, lê a Bíblia, frequenta grupos de estudos, participa das atividades da igreja e espera que cada uma dessas ações produza uma experiência cada vez mais estimulante. Alguns dizem: “Não sinto nada!” Quem disse que a Bíblia deve ser lida para produzir sensações? A forma da religião jamais substitui sua essência. Não basta praticar ritos religiosos para ter fé.
Em Hebreus 11:1, a grande condição para se ter fé é a capacidade de ver o invisível. Na galeria dos heróis da fé, cada pessoa citada possui uma fé que espera e vê. A fé tanto espera quanto vê. E esses homens e mulheres que andavam pela fé, e não pelo que viam, devotavam-se a Deus de todo coração. Como é possível o relacionamento com Alguém invisível? Como pode alguém esperar por uma recompensa que está além da vida presente?
A fé consiste em crer no que não podemos ver, seguir uma voz que não pode ser ouvida e viver por princípios verdadeiros, ainda que não façam sentido no mundo. Existe um mistério na fé que não pode ser explicado pelos sentidos. Mesmo assim, eu decidi confiar. E você?
Meditação Jovem