Jesuseapalavra.com
" Ide por todo o mundo
e pregai o evangelho."
                 Marcos 16:15
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2017 Jesuseapalavra.com
17 de Janeiro Quarta-feira
Perfeito?Sim e não

Ele reseerva a sensatez para o justo;como um escudo protege quem anda com integridade. Provérbios 2:7

Por compreender mal o assunto da perfeição cristã,muitas pessoas vivem uma religião opressora e infeliz.Em relação a esse ponto,o apótolo Paulo apresenta duas informações aparentemente contraditórias em Filipenses 3:12 a 15.Primeiro ele afirma que não alcançou ainda a perfeição e,em seguida,se colcoa dentro do grupo daqueles que "já são perfeitos".Se pudéssemos perguntar:"Paulo,afinal,você é perfeito"?Ele poderia responder:"sim e não".Calma,não fique confuso,vou explicar.
Eu pude acompanhar o nascimento do meu filho.Depois de um exame rápido,a médica disse:ele é perfeito!Todos entendemos o que ela quis dizer.Apesar de não cnseguir caminhar,de ter a caixa craniana ainda torta devido ao parto,ele estava perfeito para a idade.Se,ao completar cinco anos,ele ainda estiver sem falar e sem andar,enão ele não será mais perfeito.Ele ainda tinha muito o que crescer ao nasce,mas estava dentro do esperado para a sua idade.
Essa ilustração nos ajuda a entender o que Paulo estava tentando explicar.Quando ele diz que não alcançou a perfeição,estava se referindo ao estado de impecabilidade.Como todos os cristãos,ele ainda não havia alcançado esse estágio da vida espiritual,o qual todos os crentes só alcançarão por ocasião da volta de Jesus.
No versículo 15,quando o apóstolo afirma que já é perfeito,ele se refere à maturidade cristã.O que Paulo estava tentado dizer é que,para a sua "idade espiritual",ele tinha tudo o que se esperava de um cristão.
Podemos perceber esse conceito de perfeição (maturidade cristã)na mensagem de Paulo aos hebreus:"Embora a esta altura já devessem ser mestres,vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da Palavra de Deus.Estão precisando de leitem,e não de alimento sólido!" (Hebreus 5:12).
Os hebreus não estavam acompanhando corretamente as fases de crescimento espiritual e,quando deviam estar "perfeitos",havia estacionado no conhecimento de Cristo.A aparente contradição na passagem de Paulo em Filipenses,citada acima,se dissipa logo que percebemos que a perfeição à qual ele se referia não era um estado de pefeccionismo e impecabilidade,mas a maturidade que todo cristão pode e deve atingir.
Não seja perfeccionista.Viva pela fé em Jesus e você encontrará a verdadeira perfeição cristã,que se traduz em maturidade espiritual e contínuo crescimento na graça.
Marcos 16:15
Inspiração Juvenil