Jesuseapalavra.com
" Ide por todo o mundo
e pregai o evangelho."
                 Marcos 16:15
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2017 Jesuseapalavra.com
19 de Janeiro Sexta-feira
Inteligência

O bom siso te guardará,e a inteligência te conservará. Provérbios 2:11,ARA

Na década de 1980,um grupo de pesquisadores da Universidade harvard,liderado pelo psicólogo Howard Gardner,desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas.
Ele listou alguns tipos de inteligências:lógico-matemática,lunguística,musical,espacial,corporal-cinestésica,interpessoal,naturalista e existencial.Naquele período,as pessoas mediam a capacidade intelectualpelo "QI" (quociente de inteligência).Porém,Gardner demonstrou que alguém que é bom em matemática não é mais inteligente do que alguém que é bom em esportes.Eles têm apenas inteligências diferentes.
O texto bíblico de hoje fala de um tipo de inteligência muito especial.A passagem refere-se à sabedoria,que não tem o propósito de exaltar o ser humano,mas que existe,sobretudo,para glorificar a Deus e fazer avançar Seu reino na Terra.É essa inteligência que nos "conservará",conforme explica o versículo de hoje.
A Bíblia fala sobre alguns homens que receberma inteligências especiais de Deus.Por exemplo,Bezalel e Aoliabe.Está escrito sobre eles:"Assim Bezalel,Aoliabe e todos os homens capazes,a quem o Senhor concedeu destreza e habilidade para fazerem toda a obra de construção do santuário,realizarão a obra como o Senhor ordenou" (Êxodo 36:1).
Esses homens trabalharam duro para a construção do lugar de adoração a Deus.Suas habilidades foram usadas para honrar Aquele que as concedeu.
As Escrituras falam algo semelhante de outro homem,Hurão,mais conhecido como Hirão.Lemos assim:"O rei Salomão enviara mensageiros a Tiro e trouxera Hirão,filho de uma vúva da tribo de Naftali e de um cidadão de Tiro,um artífice em bronze.Hirão era extremamente hábil e experiente,e sabia fazer todo tipo de trabalho em bronze.Apresentou-se ao rei Salomão e fez depois todo o trabalho que lhe foi designado" (1Reis 7:13,14).
Todas as pessoas receberam pelo menos um dom de Deus.Segundo Jesus,"a um deu cinco talentos,a outro dois,e a outro um;a cada um de acordo com a sua capacidade" (Mateus 25:15).Há pleo menos uma coisa que você faz bem.
Qual é seu maior talento?Em que área você tem melhor desenvoltura?Você é um bom músico?Fala bem em público?Lida bem com os números?É bom em relacionar-se com os outros?Seja qual for a sua "inteligência",lembre-se de que foi o Senhor quem a deu.Use-a para fazer o reino de Deus avançar e para honrar o nome Dele com sua vida.

Marcos 16:15
Inspiração Juvenil