" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
02 de Maio Quarta-feira
Escolhas e consequências

Pode alguém colocar fogo no peito sem queimar a roupa? Pode alguém andar sobre brasas sem queimar os pés? Provérbios 6:27, 28

Estudei na mesma escola desde as séries primárias até o término do ensino fundamental. Tive muitos colegas queridos. Gostaria de contar brevemente a história de dois deles, que chamarei de José e João.
Os dois estudaram na mesma escola, tinham condições sociais bem semelhantes e eram alunos inteligentes. Depois que terminaram o ensino fundamental, foram para escolas diferentes cursar o ensino médio e começaram a tomar decisões que os levaram a rumos completamente distintos.
João se dedicou aos estudos, entrou na faculdade de música e hoje é um maes­tro de sucesso na cidade em que mora. Por sua vez, José tomou outras decisões, envolveu-se com pessoas erradas, teve dificuldades para terminar o ensino médio e não entrou para a faculdade. Acabou preso por causa de alguns delitos.
Ambos tiveram as mesmas oportunidades, mas fizeram escolhas diferentes. Esta é a maior lei da vida: “lei das escolhas e consequências”. É sobre isso que o provérbio de hoje fala. Quem escolhe pisar em brasas não pode reclamar por queimar os pés. Quem escolhe mexer com fogo não deve se assustar ao queimar a roupa.
Todas as decisões que você toma, boas ou ruins, são acompanhadas de consequências equivalentes. É verdadeira a famosa frase: “Você é livre para escolher, mas é obrigado a colher as consequências de suas escolhas.” Essa frase é a reprodução de uma ideia bíblica: “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá” (Gálatas 6:7).
Uma das características fundamentais do reino de Deus é a liberdade. É por isso que aqueles que amam o Senhor, O amam de verdade, pois só há amor verdadeiro quando existe a possibilidade de não amar. Podemos escolher não andar com Deus, mas as consequências virão no pacote das decisões.
Deus nos adverte a respeito desse assunto. Por meio de Moisés, Ele disse: “Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam” (Deuteronômio 30:19). Se você se colocar nas mãos de Deus, Ele o ajudará a tomar sempre as melhores decisões.
Inpiração Juvenil