" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
04 de Maio Sexta-feira
Parente próximo

Diga à sabedoria: “Você é minha irmã”, e chame ao entendimento seu parente. Provérbios 7:4

Em minha infância, gostava muito de brincar com meu irmão; mas, de vez em quando, brigávamos também. Se você tem irmão ou irmã, é possível que saiba do que estou falando. Em geral, por mais que os irmãos briguem, eles não se tornam inimigos. Existem laços sanguíneos e sentimentais muito fortes e profundos entre eles.
Situações semelhantes acontecem entre pais e filhos, primos, tios e sobrinhos. Mesmo com pequenos desentendimentos, os laços familiares são mais fortes e mantêm as pessoas da família ligadas umas às outras.
Os laços familiares são muito importantes para qualquer pessoa. Essa ligação com aqueles que têm o mesmo sangue ajuda-nos a viver com mais segurança e com a certeza de que existem pessoas com as quais podemos contar nas horas boas e ruins da vida.
Sob a inspiração do Céu, o autor do provérbio de hoje usou essa metáfora para falar de como devemos nos relacionar com a sabedoria divina. Quando o sábio nos aconselha a dizer para a sabedoria “você é minha irmã”, está indicando que deveríamos ter uma ligação sentimental muito forte com ela.
Além disso, recomenda-nos que a chamemos de parente, o que indica uma obrigação de tê-la por perto. Podemos entender melhor essa expressão ao relembrarmos a história das viúvas Noemi e Rute. A Bíblia diz que “Noemi tinha um parente por parte do marido. Era um homem rico e influente, pertencia ao clã de Elimeleque e chamava-se Boaz” (Rute 2:1).
Nos tempos do Antigo Testamento, uma mulher viúva teria o direito de ser amparada pelo parente mais próximo de seu marido. Por isso, Noemi disse a Rute: “Boaz, senhor das servas com quem você esteve, é nosso parente próximo. Esta noite ele estará limpando cevada na eira” (Rute 3:2). A aproximação acabou fazendo com que Boaz cumprisse seu papel de redentor de Rute.
Ao tratarmos a sabedoria como parente, estamos dizendo que queremos tê-la sempre junto a nós. Rute foi redimida por seu parente próximo. Do mesmo modo, a sabedoria divina encarnada em Cristo será a nossa salvação.
Quem deseja ter uma existência livre de confusão deve se “aparentar” com a sabedoria divina e se beneficiar com sua graciosa presença. Pela graça de Cristo já somos parentes Dele, pois fomos adotados como filhos de Deus.
Inpiração Juvenil