O amor do Pai
Não muito antes da cruz, Jesus falou com Seu círculo íntimo de amigos sobre como as pessoas podiam ir ao Pai por meio Dele. Foi então que Filipe disse: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta” (Jo 14:8).
1. De acordo com João 14:9, o que Jesus respondeu a Filipe? O que Sua resposta ensina sobre o Pai? Quais equívocos sobre Deus ela deveria eliminar? Complete as lacunas:
“Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto ___________________ estou convosco, e não Me tens ____________________? Quem Me vê a ________________ vê o __________________; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (Jo 14:9).
Alguns dizem que o Deus do Antigo Testamento é um Deus de justiça, comparado com o Deus do Novo Testamento, que é cheio de misericórdia, graça e perdão. A distinção que essas pessoas estabelecem entre os dois não é válida. Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento Ele é o mesmo Deus, com as mesmas características.
Uma razão pela qual Cristo veio a este mundo foi revelar a verdade sobre Deus, o Pai. Ao longo dos séculos, ideias equivocadas sobre o Pai e Seu caráter se tornaram generalizadas, não apenas entre os pagãos, mas também entre a nação escolhida de Deus. “A Terra se obscureceu devido à má compreensão de Deus. Para que as tristes sombras se pudessem iluminar, para que o mundo pudesse voltar ao Criador, era preciso que se derrubasse o poder enganador de Satanás” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 22). Essas foram algumas razões pelas quais Jesus veio a esta Terra.
Deus não muda. Se soubéssemos todos os fatos que envolveram os acontecimentos no Antigo Testamento, acharíamos Deus tão misericordioso no Antigo Testamento como Ele é no Novo. As Escrituras declaram: “Deus é amor” (1Jo 4:8), e Ele não muda. “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hb 13:8).
Lembre-se, também, que foi o Deus do Antigo Testamento que foi pendurado na cruz. “Benigno e misericordioso é o Senhor, tardio em irar-Se e de grande clemência” (Sl 145:8). Seu amor é infalível (Sl 143:8), e Ele Se agrada em Seus seguidores (Sl 147:11). Seu plano é fazer as pessoas prosperarem e lhes dar esperança (Jr 29:11). Em Seu amor, Ele não mais repreenderá, mas Se alegrará em Seu povo com júbilo (Sf 3:17). Esse é o verdadeiro Deus.
Pense no fato de que Jesus representa Deus, o Pai. Por que essa maravilhosa verdade traz esperança, especialmente aos que têm medo de Deus?