De volta a Listra
Segundo os eventos selecionados por Lucas no livro de Atos, Paulo foi quase que diretamente para Derbe e Listra. A única coisa que Lucas diz sobre a Síria e a Cilícia é que Paulo passou por essas regiões, “confirmando as igrejas” (At 15:41).
1. Leia Atos 16:1-13. O que a ação de Paulo nos ensina sobre sua sensibilidade ao procurar alcançar outras pessoas?
Embora o pai de Timóteo fosse um gentio, sua mãe era uma cristã judia; o nome dela era Eunice. Embora não fosse circuncidado, Timóteo conhecia as Escrituras desde a infância (2Tm 3:15), o que sugere que ele também era uma pessoa piedosa. Como cristão, ele já havia conquistado o respeito e a admiração de todos os fiéis daquela região.
Visto que os judeus consideravam a ascendência judaica por meio da linhagem materna, e não paterna, Timóteo era judeu. Ele não fora circuncidado ao oitavo dia após o nascimento, talvez porque seu pai, um grego, considerasse a circuncisão algo bárbaro.
Desejando ter Timóteo como colaborador e sabendo que, como judeu incircunciso, ele seria proibido de entrar nas sinagogas judaicas sob a acusação de apostasia, Paulo o circuncidou. A motivação de Paulo para fazer isso, portanto, era inteiramente prática e não deve ser vista como uma contradição ao evangelho que ele pregava.
Depois de visitar novamente os lugares em que havia estado em sua primeira viagem, Paulo decidiu ir para o sudoeste, possivelmente para Éfeso, na província da Ásia, mas o Espírito Santo o impediu de fazê-lo. Então, ele seguiu para o norte, tentando ir para Bitínia; mas novamente, de uma maneira não revelada, o Espírito o impediu de ir para lá. Visto que ele já estava passando pela Mísia, a única opção de Paulo foi ir para o oeste, para a cidade portuária de Trôade, de onde ele poderia partir para várias direções.
Em uma visão noturna, porém, Deus lhe mostrou que ele deveria navegar pelo mar Egeu até a Macedônia. Quando seus companheiros ficaram sabendo da visão, concluíram que Deus realmente os tinha chamado para compartilhar o evangelho com os macedônios.
Pense sobre a razão pela qual Paulo circuncidou Timóteo. Estamos dispostos a fazer certas coisas com as quais nem sempre concordamos ou julgamos necessárias, mas que servirão a uma causa maior?