Jesuseapalavra.com
" Ide por todo o mundo
e pregai o evangelho."
                 Marcos 16:15
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2017 Jesuseapalavra.com
03 de Fevereiro Sábado
Semeadores da Palavra

O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas:Éfeso,Esmirna,Pérgamo,Tiatira,Sardes,Filadélfia e Laodiceia.Apocalipse 1:11

A Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana e formato de livro.Em tempos antigos,Deus pediu a Moisés (Êx 17:14) e a outros profetas canônicos que escrevessem e enviassem as mensagens inspiradas para os respectivos destinatários.O apóstolo João recebeu a ordem:"O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas:Éfeso,Esmirna,Pérgamo,Tiatira,Sardes,Filadélfia"(Ap 1:11).Ao longo do tempo,porm,o processo de publicação e disseminação das Escrituras melhorou drasticamente.
O alemão Johannes Guttenberg (c. 1398-1468)foi ferreiro,ourives,impressor e publicador.Em 1439,ele usou pela primeira vez na Europa uma prensa de tipos móveis.A Bíblia não foi a primeira obra que publicou;mas,inqustionavelmente,foi a mais importante.Guttenberg morreu em 3 de fevereiro de 1468,em sua cidade natal,Mainz,Alemanha,deixando um legado gigantesco para a humanidade.Ele começou a Revolução da Imprensa,e sua obra é considerada por muitos a invenção mais significativa do segundo milênio.A imprensa ajudou a espalhar os escritos dos reformadores protestantes.
Desde os dias de Guttenberg,muitas coisas mudaram.Marshall McLuhan afirmou:"Gutemberg transformou todos em leitores.A Xerox transformou todos em publicadores."Outros autores acrescentaram que os computadores pessoais transformaram todos em autores,e a internet transformou todos em editores e críticos.Em outras palavras,podemos ser quase tudo ao mesmo tempo:leitores,publicadores,autores,editores e críticos.Em nosso mundo globalizado,o conteúdo da Bíblia está disponível em incontáveis traduções e versões.Ao mesmo tempo,tanto interpretações sensatas das Escrituras quanto as mais enganadoras distorções estão disponíveis também.
Espalhar a Palavra de Deus pelo mundo signinfica tornar seu conteúudo disponível,seja de forma imprensa,eletrônica ou em áudio.Mais do que isso,subentende permitir que ela fale por si só,livre de distorções e preconceitos humanos.Para que isso ocorra,as pessoas necessitam conhecer os princípios e parâmetros básicos para a interpretação coerente da Bíblia.Assim como Filipe ajudou o eunuco etíope a entender as Escrituras (at 8:26-40),somos chamados a agir do mesmo modo."Pregue a palavra,esteja preparado a tempoe  fora de tempo,repreendal,corrija,exorte com toda a paciência e doutrina" (1Tm 4:2,NVI).
Marcos 16:15
Meditação Matinal