" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
14 de Junho Quinta-feira
Exaltando o Sábado

Assim,ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus. Hebreus 4:9,NVI

Quando adolescente,Samuele Bacchiocchi,em Roma,sua cidade natal,era muitas vezes ridicularizado e rejeitado por ser um adventista do sétimo dia "herege",que observava o sábado.Isso o desafiou a realizar uma investigação abrangente e profunda da história,da teologia e do significado desse dia especial.Esse processo chegou a clímaz em 14 de junho de 1974,quando defedeu sua tese de doutorado sobre a ascensão da observância do domingo no início da era cristã,na Pontifícia Universidade Gregoriana,em Roma.Aliás,Baccihiocchi foi o primeiro não católico a se formar nessa renomada universidade,fundada em 1551 por Inácio de Loyola.
Com base em sua exaustiva investigação da Bíblia e de fontes históricas antigas,o pesquisador concluiu que a "adoração do domingo no lugar do sábado não ocorreu na igreja primitiva de Jerusalém,por autoridade apostólica,mas cerca de um século mais tarde,na igreja de Roma.Um somatório de fatores judaicos,pagãos e cristãos contribuíram para o abandono do sábado e a adoração e observância do domingo em seu lugar" (From Sabbat to Sunday [Do Sábado para o Domingo,p. 2).
Ainda assim,muitos autores cristãos continuma argumentando que  a igreja apostólica começou a observar o domingo pouco depois da ressurreição de Cristo.No entanto,ao ler o relato da ressurreição nos quatro evangelhos,escritos muitos anos após o evento,só é possível encontrar referências comuns ao "primeiro dia da semana" (Mt 28:1; Mc 16:1,2; Lc 23:54-24:1; Jo 20:1,19,26),sem nenhuma alusão à adoração dominical.Os discípulos se reuniram nesse dia de portas fechadas,não a fim de celebrar a ressurreição,mas porque estavam com medo dos judeus (Jo 20:19,26).
Essas e outras evidências bíblicas confirmam a natureza vigente do sétimo dia,o sábado,como sinal da aliança entre o Senhor e Seus filhos.O sábado foi originalmente instituído para o bem da  humanidade ao fim da semana da criação (Gn 2:1-3);chega até nós toda semana como o santuário imutável de Deus no tempo (Is 58:12-14);e continuará a ser observado quando o mundo for restaurado à sua perfeição original (Is 66:22,23).A cada sábado,somos convidados a entrar no descanso deleitoso de Deus e receber Suas maravilhosas bênçãos (Hb 4:4,9-11).
Meditação Matinal