" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
17 de Dezembro Segunda-feira
Harmonia das Escrituras

Ora,estes de Bereiaeram mais nobres que os de Tessalônica;pois receberam a palavra com toda a avidez,examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram,de fato,assim. Atos 17:21

Uma das seções da Bíblia mais difíceus de sincronizar é a cronologia de reis hebreus,encontrada em 1 e 2 Reis e 1 e 2 Crônicas.Após séculos de estudos exaustivos,a comunidade acadêmica concluiu que algumas discrepâncias não passavam de erros no registro bíblico.Por exemplo,como 2 Reis 9:29 pode dizer que Acazias de Judá começou a reinar no décimo primeiro ano de Jorão de Israel,se 2 Reis 8:25 afirma que foi no décimo segundo ano?
Quando era aluno do Instituto Oriental da Universidade de Chicago,Edwin R. Thiele tentou escrever sua dissertação de mestrado sobre as discrepâncias bíblicas,mas seu orientador.W. A. Irwin,não queria revistar eses temas "sem solução".Por fim,ele permitiu que Thiele fizesse sua tese doutoral sobre o tema controverso.Partindo do pressuposto de que a Bíblia não se contradiz,o pesquisador tentou sincronicar todas as cronologias problemáticas.
Thiele levou em conta as corregências,os reinado concomitantes e,sempre que possível,o mês em que o monarca subiu ao trono.Ao aprofundar sua investigação,descobriu que muitas aparentes discrepâncias nada mais eram do que "datação dupla".Às vezes,o primeiro ano do reinado de um monarca era considerado o ano de sua coroação,enquantos outros lugares contavam a paritro do primeiro ano efetivo de seu reinado.
No dia 17 de dezembro de 1943,Edwin Thiele se tornou doutor pela Universidade de Chicago,e sua tese se transformou em uma obra de referência sobre cronologia bíblica.As descobertas desse renomado erudito adventista foram publicadas primeiramente como artigo acadêmico e depois no livro Os Números Misteriosos dos Reis Hebreus,publicado em 1951 e revisado em 1965.
"As dificuldades das Escrituras têm sido apresentadas pelos céticos como um argumento contra a Bíblia;longe disso,no entanto,elas constituem poderosa evidência de sua inspiração divina" (Caminho a Cristo,p. 107).Muitas vezes,o problema não está na Bíblia,mas como nossa falta de compreensão.Ao cabar um pouco mais fundo,nossos problemas podem ser resolvidos,e nossas dúvidas desaparecerão.
Meditação Matinal