" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
19 de Maio Sábado
O Dia Escuro

Mas,naqueles dias,após a referida tribulação,o Sol escurecerá,a Lua não dará a sua claridade,as estrelas cairão do firmamento,e os poderes dos céus serão abalados. Marcos 13:24,25

Em geral,as pessoas preferem dias ensolarados a dias chuvosos e nublados.Muitos pagãos e místicos veneram o Sol como o rei dos astros e fonte de luz para o mundo.Em contraste,Deus escureceu o Sol em alguns momentos cruciais da história humana.Por exemplo,a nona praga contra a terra do Egito provocou três dias de escuridão absoluta (Êx 10:21-23).Enquanto Jesus estava na cruz,o Sol deixou de brilhar por três horas (Lc 23:44,45).De acordo com Apocalipse,quando o quinto anjo derramar sua taça da ira de Deus sobre a Terra,o reino da besta se tornará "em trevas" (Ap 16:10).
Ao falar sobre os sinais do tempo do fim que precederiam Seu retorno,Jesus disse:"O Sol escurecerá,a Lua não dará a sua claridade" (Mc 13:24,25; cf. Jl 2:31).Autores adventistas têm associado esse sinal específico ao "Dia Escuro",que ocorreu em 19 de maio de 1780,conforme atesta Ellen White no livro O Grande Conflito, (p. 306-309).Esse fenômeno foi observado nos estados da Nova Inglaterra,nos Estados Unidos,e em partes do Canadá.Testemunhas relataram que o dia se tornou completamente escuro,estendendo suas trevas até a manhã seguinte.Dirante as horas da noite,a Lua apareceu vermelha.Alguns acreditam que o "Dia Escuro foi causado por uma mistura de fumaça de incêndios florestais,cerração intensa e cobertura de nuvens.
Se o "Dia Escuro" foi causado por fatores naturais,como pode ser um sinal do tempo do fim?Lembre-se de que,no início do sexto selo apocalíptico,"sobreveio grande terremoto".O Sol se tornou negro como saco de crina,a Lua toda,como sangue,as estrelas do céu caíram pela terra,como a figueira,quando abalada por vento forte,deixa cair os seus figos verdes" (Ap 6:12,13).Como cumprimento dessa profecia tanto o grande terremoto de Lisboa,em 1 de novembro de 1755,quanto a chuva de meteoros,em 13 de novembro de 1833,tiveram causas  naturais.Se assim,foi,por que o "Dia Escuro" de 1780 não poderia ter origem semelhante?
Deus pode usar tantos eventos naturais quanto sobrenaturais para nos acordar de nossa segurança descuidada e mornidão espiritual.Ele o fez incontáveis vezes no passado e,se necessário,pode fazí-lo novamente.
Meditação Matinal