" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
Meditação Matinal
02 de Setembro Domingo
Faculdade Oberlin

Ensina a criança no caminho em que deve andar,e,ainda quando for velho,não se desviará dele. Provérbios 22:6

A educação cristã deve transmitir conhecimento,desenvolver a capacidade raciocínio e perpetuar valores espirituais e morais.No dia 2 de setembro de 1833,a Faculdade Oberlin foi fundada para ser uma instituição de ensino independente,autossustentável,voltada para educar os estudantes "de maneira completa,treinando o corpo,o intelecto e o coração para o serviço do Senhor".No início dos anos 1840,por exemplo,os alunos aprendiam um trabalho manual;recebiam uma alimentação vegetariana;não tinham acesso a chá,café e condimentos fortes;adotavam um código modesto de vestuário,sem roupas apertadas nem peças ornamentais;usavam a Bíblia como livro didático e eram proibidos de ler romances.
Não existe nenhuma ligação direta entre a Faculdade Oberlin e o sistema educacional adventista do sétimo dia.Entretanto,seguindo os conselhos inspirados de Ellen White,muitos internatos da denominação adotaram várias dessas reformas educacionais e de saúde.Um dos pioneiros da educação adventista,Edward A. Sutherland,chegou a promover a Oberlin como modelo de educação cristã.Emvora diversas instituições educacionais adventistas continuem em alguma medida adotando esses preceitos,a Oberlin os deixou de lado há muitas décadas.Isso levanta uma pergunta muito importante.Por que instituições educacionais originalmente guiadas por sólidos princípios bíblicos tendem a perdê-los,deixando-se absorver pela cultura que as cerca?
No livro The Dying of the Light (A Morte da Luz),James T. Burtchaell demonstra como colégios e universidades perderam sua identidade religiosa original.Ele argumenta que,primeiramente,a religião se tranforma em uma questão individual,em lugar de ser a cultura generalizada da instituição;depois,o elemento cognitivo é substituído por uma nova ênfase pietista.Em outras palavras,a ênfase doutrinária original dá lugar a uma forma mais subjetiva de religião,abrindo as portas para o secularismo e a aculturação.Ellen White chegou a alertar:"Se uma influência mundana tiver que dominar nossa escola,seja ela então vendida aos mundanos,e assumam eles o total controle" (Testemunhos Para a Igreja,vol. 5, p. 25).
Ao fortalecer nosso sistema educacional,estamos moldando o futuro de nossa igreja.Que esse sistema permaneça fiel aos princípios bíblicos sobre os quais originalmente edificado e que consistem na única razão de sua existência!