Jesuseapalavra.com
" Ide por todo o mundo
e pregai o evangelho."
                 Marcos 16:15
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2017 Jesuseapalavra.com
23 de Março Sexta-feira
Àrvores incríveis

Do solo fez o Senhor Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento;e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Gênesis 2:9

O relato da criação em Gênesis descreve que o jardim do Éden,foi criado por Deus para Adão e Eva,tinha muitas árvores "agradáveis à vista e boas para alimento" (Gn 2:9).A Bíblia não menciona o número de espécies que havia naquele jardim original.Contudo,mesmo com a presença degeneradora do pecado (Gn 3:17,18),o mundo ainda conta com muitas florestas e uma imensa variedade de árvores.
Em 23 de marça de 2017,o Journal of Sustainable Forestry (Periódico de Silvicultura Sustentável) publicou um imporante artigo on-line,dando destaque à "primeira base de dados global completa de espécies de árvores e sua distribuição por países".O estudo revelou a existência de 60.065 espécies conhecidas no mundo.Os países com mais exemplares foram o Brasil (83715),a Colômbia (5.776)e a Indonésia (5.142).
Nos parques nacionais a Sequoia e Redwod,na Califórnia,é possível ver,respectivamente,a mais larga e a mais alta árvore do mundo.A árvore mais larga é a sequoia General Sherman,com 84 metros de altura e 31 metros de circunferênia.A árvore mais alta é a sequoia canadense Hyperion,que chega a 115,7 metros.
Uma das árvores frutíferas mais impressionantes que existem é o Maior Cajueiro do Mundo,que fica próximo a cidade de Natal,Rio Grande do Norte.Essa árvore surpreendente tem o tamanho equivalente a 70 cajueiros normais e produz cerca de 60 mil frutos por anos.Sustentada por um tronco central,seus muitos galhos tocam o solo eproduzem novas raízes.
A castanheira-do-pará está entre as árvores mais altas da floresta equatorial do Amazonas.Seu fruto extraordinário tem uma casa dura amadeirada,que contém de 8  a 24 sementes triangulares (as "castanhas-do-pará).Elas também são cobertas por uma casa de madeira e se agrupam dentro da casa mairo como os gomos de uma laranja.
Esses e muitos outros produtos da terra servem para nos nutrir neste mundo.Porém,muito mais deliciosos e nutritivos serão os frutos da árvore da vida.Ela produzirá "doze frutos,dando o seu fruto de mês em mês" (Ap 22:2).Pela graça de Deus,você e eu precisamos estar entre os remidos a quem Cristo concederá vida eterna e acesso à árvore da vida.
Marcos 16:15
Meditação Matinal