"Pastor, quando fico com raiva de alguém, digo muitas coisas ruins pra pessoa e acabo a ferindo. Porém, mais tarde, eu me arrependo e fico muito mal com a situação que criei, pois sei que não é isso que Deus espera de mim. O que eu devo fazer para controlar melhor a minha língua?"
R: Poucas coisas destroem mais do que as palavras mal ditas. Não só por causa dos estragos que elas causam quando estamos com raiva de algo ou alguém, mas também porque as nossas palavras podem acabar com os relacionamentos e nos deixar em situações muito complicadas. Não é à toa que a Bíblia diz: "A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno" (Tiago 3:6).
O que você pode fazer para controlar melhor a sua língua? Em primeiro lugar, reconheça que você precisa melhorar - e só fato de ter procurado ajuda já demonstra que você está no caminho certo. Depois, você precisa perceber que o verdadeiro problema está dentro de você, pois o que você diz, na verdade, vem do coração e da sua mente. Se os seus pensamentos são impuros ou egoístas, suas palavras também serão assim. Por outro lado, se o seu coração é motivado pelo amor a Deus e às pessoas, suas palavras serão abençoadoras e cheias de vida.
A Bíblia diz: "A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto" (Provérbios 18:21).
É por isso que a nossa maior necessidade é ter nossos corações transformados, e só Deus pode fazer isso de forma verdadeira e duradoura. Jesus disse que "a boca fala do que está cheio o coração" (Mateus 12:34). Então eu te aconselho a pedir que Jesus transforme a sua vida. Ele te ama muito e você nunca mais será a mesma pessoa se você se entregar completamente ao Seu poder.
Em seguida, peça para Deus te ajudar a controlar suas emoções e colocar paciência e compaixão no seu coração, toda vez que alguém te chatear. Além disso, clame a Ele para que te ajude a usar a língua somente para o bem: "O Soberano Senhor deu-me uma língua instruída, para conhecer a palavra que sustém o exausto" (Isaías 50:4).
Mas se você falhar (o que provavelmente vai acontecer, pois todos nós falhamos), busque imediatamente o perdão de Deus e também da pessoa que você feriu com suas palavras. A Bíblia diz: "Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem" (Efésios 4:29).
Deus quer que eu e você usemos a nossa língua para evangelizar, ajudar, motivar, abençoar, e não para machucar os irmãos. Veja o que Paulo disse: "Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem" (Efésios 4:29).
E se a Bíblia diz mais de uma vez que as nossas palavras são uma arma tão poderosa, então devemos usá-la para a glória de Deus. "Venham, meus filhos, ouçam-me; eu lhes ensinarei o temor do Senhor. Quem de vocês quer amar a vida e deseja ver dias felizes? Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade" (Salmos 34:11-13).