Últimas Notícias
" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Postado Terça-feira 12 de Junho


ADRA Honduras e ADRA Guatemala se mobilizam para dar apoio no desenvolvimento de planos de emergência
A erupção do Vulcão de Fogo, localizado entre os departamentos de Sacatepéquez, Escuintla e Chimaltenango, na região centro-sul da Guatemala, causou uma situação de calamidade na região no dia 3 de junho. Com 110 mortos e quase 200 desaparecidos, milhares de pessoas deixaram suas casas para se abrigar em localidades próximas.
Diante da tragédia, os membros da Igreja Adventista de toda a Guatemala têm se mantido em constante oração, convidando todos a orar sem cessar pelo bem-estar e a pronta recuperação de seus compatriotas afetados pela erupção, em especial pelos afetados da aldeia de El Rodeo, que foi sepultada pela lava do vulcão. Alguns templos adventistas hondurenhos destinaram ofertas para a compra de mantimentos, enviando-as aos necessitados por meio da embaixada da Guatemala em Honduras.
Agências de notícias internacionais informaram que as autoridades ampliaram a área de evacuação às comunidades próximas de La Reyna, El Rodeo, Cañaveral I e IV, Hunnapu, Magnolia e Restaurante Sarita, devido a uma segunda erupção na terça-feira, 5, que afetou 1,7 milhão de pessoas.
Por outro lado, uma comissão da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) Honduras, em conjunto com a ADRA Guatemala, se mobilizou para atender as zonas afetadas, dando apoio no desenvolvimento de planos emergenciais. Além disso, os escritórios centrais de ambas as agências iniciaram uma campanha de oração e ação, avaliando os danos nas comunidades afetadas, a fim de unir a Igreja por meio da oração e também canalizar as doações financeiras para os atingidos.
De acordo com atualizações do pastor Luis Trundle, diretor da ADRA Honduras, mais de 3.500 pessoas estão vivendo em albergues e recebendo ajuda da entidade.
Sobreviventes dizer ter perdido entre 15 e 20 familiares, e as equipes de resgate não tem conseguido avançar devido às constantes mudanças climáticas.
A maior necessidade, neste momento, são de medicamentos, especialmente para pessoas com problemas respiratórios, estomacais, diabetes e queimaduras na pele. Os albergues também carecem de kits de higiene pessoal e limpeza.
Diversos caminhões de ajuda vindos de diferentes templos e sedes administrativas adventistas de toda a Guatemala foram entregues neste final de semana aos albergues e centros de apoio.
Ajuda local
O principal desafio talvez fique evidente na próxima semana, já que as vítimas poderão permanecer sem um lar durante vários meses. A ADRA deseja concentrar forças na recuperação das residências. Calcula-se que que mais de 125 adventistas foram afetados pela tragédia.
Após receber relatórios da comissão da ADRA de Honduras, a sede administrativa da Igreja para o país declarou o sábado 9 de junho como um dia de oração e solidariedade.
O chamado foi em nível nacional para que as congregações reunissem em suas igrejas uma oferta especial que seria destinada ao apoio das comunidades afetadas.
Marcos 16:15
Adventistas se unem para ajudar afetados por erupção de vulcão na Guatemala