Jesuseapalavra.com
" Ide por todo o mundo
e pregai o evangelho."
                 Marcos 16:15
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2017 Jesuseapalavra.com
Revistas
Voltar ao menu principal de Estudos Bíblicos
Lição 10 - A Matemática de Deus
A maioria dos cristãos não admite transgredir nove dos dez mandamentos da Lei de Deus. Todavia, o Decálogo não é formado por nove mandamentos e sim, dez. O mandamento que a maior parte das denominações cristãs não aceita é o quarto, que ordena a guarda do Sábado.
Mas, se Jesus não aboliu a Lei, então, nos restam algumas perguntas:
24 Horas com Deus
Tudo o que Deus faz tem propósitos definidos. No princípio, Ele criou os elementos, o meio ambiente e as condições de vida, de forma ordenada. Cada detalhe da Criação tinha um papel definido. Então, “criou Deus o homem à sua imagem”. Gênesis 1:27. Deus formou o homem e a mulher. Imagine quantas coisas Adão e Eva tinham para perguntar ao Criador. Quanto tempo será que Deus dedicava aos dois? Diariamente, quando o Sol se escondia, o Criador se encontrava com Seus filhos (Gênesis 3:8
O que fazer com o Sábado?
Ele ainda deve ser guardado?
Para quê?
Deus não aceitaria que eu guardasse apenas os outros nove mandamentos?
Entretanto, Deus queria mais! E, por isso, planejou passar um tempo especial com o ser humano (Gênesis 2:2; Êxodo 31:13; Ezequiel 20:12, 20). Seu desejo era gastar TEMPOcom o primeiro casal PORQUE O TEMPO É A ESSÊNCIA DA VIDA. NA VERDADE, O TEMPO É A PRÓPRIA VIDA.  
Quer dizer ao seu filho de 4 anos que você o ama? Então dedique tempo a ele. Ao invés de apenas dizer: “Eu te amo!”, prove que o ama jogando bola e brincando de carrinho com ele. Quer dizer a sua esposa que você a ama? Dedique tempo a ela, só vocês dois. Não dá para entender uma declaração de amor de alguém que passa tanto tempo fora de casa a ponto de se tornar um hóspede.
O Criador escolheu dedicar a coisa mais importante do mundo a nós, Seus filhos: Seu TEMPO. Para Deus, o Sábado não é um dia como os outros, mas um tempo especial para passar com Seus filhos. Ele sabia que o homem se esqueceria do Sábado. Por isso, o quarto mandamento, o mais esquecido, é também o único que começa com o apelo: “LEMBRA-TE do dia de sábado, para santificá-lo.” Êxodo 20:8 (Grifo acrescentado).
Seria apenas esquecimento?
Não. Existem alguns fatores que contribuem para que o quarto mandamento não seja guardado: a mudança do sábado para o domingo e a interpretação equivocada de alguns textos.
Deus é organizado e perfeito. Sabendo que o ser humano estudaria a natureza, Ele escolheu o número 7 como símbolo da Sua perfeição e o deixou registrado na natureza, como evidências de que o sétimo dia da semana é Sua assinatura, Sua impressão digital deixada na Criação para que pudéssemos lembrar dEle “para sempre” (Gênesis 2:1-3; Êxodo 31:17 - RA).
Conheça agora algumas curiosidades da presença do número 7 na Criação:
Ao criar a matéria, Deus usou uma espécie de “tijolinho” chamado átomo.Você sabia que a estrutura do átomo é formada por 7 camadas energéticas: k, l, m, n, o, p, q?
Mas o Universo não é feito só de átomos, pois se assim fosse, tudo seria apenas escuridão. Como solução para isso, Deus criou a luz, dando ao mundo claridade, calor e cores, tudo perfeito. Você sabia que a luz criada por Deus no primeiro dia (Gênesis 1:3) é formada por 7 cores monocromáticas?
Você sabia que, enquanto Deus, com Sua melodiosa voz, criava o mundo, os anjos cantavam (Jó 38:4 e 7)? Detalhe: a escala musical é baseada em 7 notas!
Se Deus abolisse a observância do sétimo dia Ele estaria se contradizendo, pois destruiria o lembrete do Seu poder criador, Sua IMPRESSÃO DIGITAL (Êxodo 20:8-11 – comparar com Apocalipse 14:7.
Você pode estar pensando: “A Lei é bastante lógica. Mas, e guardar o Sábado? Isso não faz sentido, pois as coisas mudaram. Estamos no século 21!”
Entretanto, a Bíblia afirma que a matemática de Deus é diferente da matemática humana: “Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente.” Tiago 2:10.
      Isso significa que:
Enquanto na matemática humana, 10-1=9;
Na matemática divina, 10-1=0!
Deus já sabia que a humanidade se esqueceria dEle como Criador e que Darwin apareceria tentando destruir as marcas da Sua criação. Por isso, Ele deixou na natureza evidências da Sua existência (Romanos 1:18-23). Podemos encontrar, por todos os lados, a impressão digital do Criador: o número 7, o Sábado, o sétimo dia.
Embora homens tenham mudado o dia de guarda do sábado para o domingo, Deus adverte severamente os que mudarem a Bíblia: “E, se alguma pessoa tirar alguma coisa das palavras proféticas deste livro, Deus tirará delas as bênçãos descritas neste livro, isto é, a sua parte da fruta da árvore da vida e também a sua parte da Cidade Santa.”Apocalipse 22:19.
Ao concluirmos, podemos dizer que o fato de guardar o Sábado não salvará ninguém, porque “pela graça sois salvos, por meio da fé, isto não vem de vós, é dom de Deus”. Efésios 2:8. A SALVAÇÃO foi e sempre será pela GRAÇA, mediante a FÉ. Entretanto, as obras são o resultado de termos sido salvos (Efésios 2:10) e, por isso, o Deus da graça quer ser adorado no dia especial que Ele determinou.
Se alguém pensa que é ultrapassado guardar o sábado em pleno século 21, saiba que nunca foi tão atual, nem tão necessário lembrar que Deus é o Criador. Deus tem um convite muito especial ao homem pós-moderno: “...temam a Deus e glorifiquem-no, pois chegou a hora do seu juízo. Adorem aquele que fez os céus, a terra, o mar e as fontes das águas”  Apocalipse 14:7.
Deus não só espera que guardemos o Sábado hoje, mas anuncia que aqueles que o fazem, continuarão pela eternidade: “E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até o outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.” Isaías 66:23 – ARA.

ESTUDO PESSOAL:

01. De acordo com a Lei de Deus, qual é o verdadeiro dia de descanso? Êxodo 20:8-11 (o Sábado)
02. O mandamento do Sábado existia antes de a Lei ser dada por Deus no monte Sinai? Êxodo 16:23 (Sim. O mandamento do Sábado foi dado no Sinai apenas de forma escrita [Ver Gál. 3:17]. Já existia.)
03. O Sábado é um memorial de dois eventos MUITO importantes. Que eventos são esses?
       a) Gên. 2:2 e 3; Êxodo 20:8-11 – a criação do nosso mundo;
       b) Deut. 5:12-15 – a nossa salvação (do mesmo modo que a celebração do Sábado lembrava o podo de Israel de que um dia eles foram libertos da escravidão no Egito, a guarda do Sábado hoje nos relembra que fomos libertos da escravidão do pecado, por meio de Jesus Cristo)
04. Além de servir como memorial, lembrete de que Deus é Criador e Salvador, para que se destina o Sábado? Mar. 2:27 e 28 (para beneficiar o ser humano)
05. Por que guardar o Sábado?
      a) Gên. 2:1-3 - para passarmos mais tempo com Deus (com certeza, Adão não ficou trabalhando no Sábado enquanto Deus descansava...);
     b) Êxodo 20:8-11 - para passarmos mais tempo com nossa família;
     c) Êxodo 23:12 - para descansarmos, vencermos o stress etermos mais saúde;
      d) Sal. 119:165 - para termos mais paz;
     e) Lev. 23:3 - para investirmos em nossos relacionamentos;
      f) Isa. 66:22 e 23 - para nos acostumarmos com o estilo de vida da Nova Terra, onde celebraremos o Sábado.
06. Que milagre especial Deus deixou registrado na Bíblia para nos ensinar sobre a importância do 4º mandamento? Êxodo 16:1-5; 14-21; 22-35. (o milagre do maná. O maná era um alimento muito saboroso, como bolos de mel (parecido com sementes de coentro – Êxodo 16:31) que caía do Céu. Se o maná fosse guardado para o dia seguinte, estragava. Porém, no sexto dia, Deus mandava em dobro e preservava o alimento no Sábado para que não estragasse, para mostrar o quanto o dia de repouso é importante!)

07. Quantos tipos de Sábados podem ser encontrados na Bíblia? Lev. 23:3; Lev. 23:24 e 25 (dois tipos: o Sábado semanal e os Sábados anuais. O Sábado semanal é o sétimo dia da semana. Os sábados anuais eram festas judaicas comemoradas a cada ano, que caiam em diferentes dias da semana. Aquelas festas eram chamadas de “Sábados” porque havia descanso durante aquelas festas. Sabendo disso podemos entender melhor o texto de Col. 2:16).
08. Por quanto tempo o Sábado semanal será um sinal entre Deus e o Seu povo? Êxodo 31:13 e 16 (por todas as gerações, para sempre)
09. O fato de os abertos transgressores do Sábado terem sido punidos com a morte, nos dias do Antigo Testamento, indica que o 4º mandamento foi abolido? Números 15:30-36 – compare com Êxodo 21:17. (Não! Se a punição com a morte abolisse o 4º mandamento, então o 5º mandamento também teria de ser abolido, pois a transgressão do mesmo (entre outros) também era punida com a morte).
10. O Sábado foi ordenado só para os judeus? Isa. 56:3-7 (de maneira alguma! Sendo o Sábado um memorial da criação e um memorial da salvação, isto significa que todos os que foram criados e salvos por Deus devem guardar o Sábado).
11. O que a Bíblia diz sobre a pessoa que verdadeiramente respeita o mandamento do Sábado? Isa. 56:2 (disse que esta pessoa é FELIZ!)
12. Se Neemias vivesse nos dias de hoje, como ele procederia em relação ao Sábado? Neemias 9:14; 10:31; 13:15-22 (faria uma verdadeira reforma religiosa em todas as igrejas, para que todos entendessem a importância do Sétimo Dia como memorial do Deus Criador e Salvador)
13. Na Bíblia, a expressão “dia do Senhor” se refere ao domingo? Isa. 58:13 e 14 – compare com Mat. 12:8; Isa. 2:12; 1Tessalonicenses 5:2 (de forma alguma! Em nenhum texto a Bíblia diz que o domingo é o dia do Senhor. Na palavra de Deus a expressão “dia do Senhor” se refere ao Sábado, ao Dia do Juízo ou à Segunda Vinda de Cristo. NUNCA a Bíblia chama o domingo de “dia do Senhor”, mas, apenas de “primeiro dia”, não lhe atribuindo qualquer título de santidade. Ver Mat. 28:1; Mar. 16:2 e 9; Luc. 24:1; João 20:1; Atos 20:7; 1Cor. 16:2).
14. Então, qual era o “dia do Senhor” mencionado por João em Apocalipse 1:10? (de acordo com Isa. 58:13 e 14, Mat. 12:8, etc., o “dia do Senhor” mencionado em Apocalipse 1:10 é o Sábado. De forma alguma pode ser o domingo. Mesmo que alguns pais da igreja usem a expressão grega “dia do Senhor” (kuriakê hemera) para se referir ao domingo (eles viveram num período de apostasia da igreja, no qual alguns deles negavam até a Divindade de Cristo), isto não aluna a autoridade da Bíblia. A regra de fé do cristão é a Bíblia e não os pais da igreja (mesmo tendo eles sido homens piedosos, que tenham dado suas contribuições ao cristianismo). Adão Clarke, abalizado comentarista evangélico, depois de considerar a obscuridade dos escritos destes pais, conclui: “em ponto de doutrina a autoridade deles é, a meu ver, nula”. (Citado por A.B. Christianini em Sutilezas do Erro, pág. 217).
15. Qual era a atitude de Jesus em relação ao Sábado? Luc. 4:16 e 31 (“no poder do Espírito Santo” [Luc. 4:14], Jesus ensinava no Sábado e dedicava este dia ao culto. Não ia a carpintaria neste dia, mas, repousava de Suas atividades rotineiras para ter maior comunhão com o Pai).
16. Por que Jesus curou no Sábado? Luc. 6:6-11 (para ensinar os líderes religiosos de Sua época a maneira correta de guardar o Sábado, fazendo o bem para as pessoas (Mat. 12:12). Jesus, como um bom observador do Sábado, não era contra o mandamento de Deus (ver João 15:10), mas sim contra a forma errada como o Sábado era guardado. Ver também Mat. 5:17-19).
17. O apóstolo Paulo guardava o Sábado ou o domingo? Atos 13:42-44; 16:13; 17:2; 18:3, 4 e 11 (Paulo observou o Sábado, anos depois da cruz. Isto demonstra que a igreja cristã primitiva continuou guardando o Sábado. Confira Mat. 24:20).
18. Que dia da semana Paulo usou para ilustrar o descanso da fé mencionado em Hebreus 4, do qual cada cristão deve participar? Heb. 4:1-11 (o Sábado!)
19. Como devemos proceder se nosso chefe quiser que trabalhemos no Sábado? Atos 5:29; Sal. 37:25 (pela fé, devemos preferir obedecer a Deus e crer que Ele irá nos abençoar por nossa fidelidade).
20. Onde mais podemos encontrar descanso? Mat. 11:28-30; João 16:33; Mar. 2:28 (em Jesus Cristo, o “Senhor do Sábado”!).

TESTE:
Qual é o remédio mais antigo contra o stress?
Onde posso me refugiar nos momentos de maior tensão?
Qual é o dia do Senhor? O Sábado ou o domingo?



Marcos 16:15