Jesuseapalavra.com
" Ide por todo o mundo
e pregai o evangelho."
                 Marcos 16:15
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2017 Jesuseapalavra.com
Revistas
Voltar ao menu principal de Estudos Bíblicos
Lição 15 - A Única Chance

No último tema, o estudo da Bíblia deixou claro que aqueles que morrem, ficam como que dormindo em suas sepulturas, sem conhecimento de nada do que se passa. Com certeza, você deve estar se perguntando: “O que acontece com os mortos enquanto Jesus não volta? Terão uma segunda chance?”
Em julho de 2006, a revista Época publicou uma matéria intitulada “O novo espiritismo”. A matéria, escrita por Martha Mendonça, ganhou o status de “matéria de capa” e trouxe uma declaração da top model Raica Oliveira, que disse: “Do que mais gosto em minha religião é que sempre temos uma segunda chance.” Mas, será verdade? Se não, onde está a verdade? O próprio Jesus afirmou: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” João 17:17.
Para entendermos este assunto da vida após a morte, precisamos estudar sobre a segunda vinda de Jesus, pois ali o destino de todas as pessoas será definido: “Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial. Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes.”Mateus 25:31 e 32.“E ele enviará os seus anjos, com som de trombeta, e estes reunirão os seus eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.” Mateus 24:31. E quem são os escolhidos de Jesus a quem os anjos vêm buscar? A Palavra de Deus responde: “Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.” 1Tessalonicenses 4:16.
MENDONÇA, Martha. O Novo Espiritismo. 2006. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG74648-5990-424,00.html  Acesso em: 02 de abril. 2007.
Como você viu, a Bíblia enumera alguns acontecimentos que vão marcar a segunda vinda de Jesus:
Jesus dá uma ordem;
Os mortos em Cristo RESSUSCITAM PRIMEIRO - Mas, quem são os mortos em Cristo? São aqueles que aceitaram a Jesus enquanto viveram! O profeta João disse: “Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na PRIMEIRA RESSURREIÇÃO; sobre esses a SEGUNDA MORTE não tem autoridade.” Apocalipse 20:6 - RA;
Os que morreram sem Cristo CONTINUAM MORTOS - “Os restantes dos mortos não reviveram até se completarem os mil anos.” Apocalipse 20:5 - RA;
Os vivos que não aceitaram a Cristo SÃO DESTRUÍDOS - 2Tessalonicenses 2:8 diz: “Então será revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca, e destruirá pela manifestação da sua vinda.”Neste momento, todos os que aceitaram a Jesus estarão vivos, e os que não O aceitaram serão mortos;
Todos os justos se unem para o ENCONTRO COM JESUS - Então, acontece o que está relatado em 1Tessalonicenses 4:17: “Depois, nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles [ou seja, juntamente com os que morreram em Cristo e ressuscitaram] nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre”;
Os justos são levados para o Céu!
Imagine a cena: todos os salvos estão no Céu com Jesus. Todos os ímpios estão mortos na Terra.
A Bíblia diz que, após a volta de Jesus, a Terra ficará deserta: “Olhei para a terra, e ela era sem forma e vazia; para os céus, e a sua luz tinha desaparecido. Olhei, e não havia mais gente; todas as aves dos céus tinham fugido... Olhei, e a terra fértil era um deserto; todas as suas cidades estavam em ruínas por causa do SENHOR, por causa do fogo da sua ira. Toda a terra ficará devastada, diz o SENHOR, embora eu não vá destruí-la completamente.” Jeremias 4:23 a 27.
A Terra está um caos. Satanás não tem a quem tentar. Apocalipse 20:1 a 7 declara que por todas estas circunstâncias, Satanás ficará como que preso. Veja o que o texto diz: “Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente...Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo.” Logicamente que esta linguagem é figurada! Satanás ficará preso por uma cadeia de circunstâncias, por não ter a quem tentar.
Enquanto isso, os justos estarão no Céu participando de um julgamento: “Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar... e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos... os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros.” Apocalipse. 20:4 e 12. Que julgamento é esse? A quem os justos vão julgar? “Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida!” 1Coríntios 6:2 e 3.
Deus é tão maravilhoso que, durante mil anos, nos dará satisfação do que fez. No Céu, saberemos porque algumas pessoas que esperávamos encontrar, não estão ali; enquanto que outras que não esperávamos, ali estão. A própria justiça de Deus será apresentada perante o Universo. Ele mostrará, como num filme, a origem do mal e o Seu plano de salvação nos mínimos detalhes.
E após os mil anos, o que acontecerá?
“Quando terminarem os mil anos, Satanás será solto de sua prisão e sairá para enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra... a fim de reuni-las para a batalha. Seu número é como a areia do mar.” Apocalipse 20: 7 e 8.
Agora, você pode perguntar: “Mas que nações são essas? A Terra não vai ficar vazia?"
Anteriormente, você viu que, por ocasião da segunda vinda de Cristo, os justos mortos serão ressuscitados. Mas, e os ímpios que estarão mortos? “O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos.”Apocalipse 20:5. Como você percebeu, a Bíblia cita mais de uma ressurreição. O próprio Jesus falou das duas ressurreições:“Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a Sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.” João 5: 28 e 29 – RA (Grifo acrescentado).
Se Satanás estava preso porque não havia a quem tentar, agora que os ímpios ressuscitam, ele sai para tentar enganá-los novamente e convoca a todos para uma guerra contra Deus. Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações..., cujo número é como a areia do mar para ajuntar para a grande batalha.”Apocalipse 20:7 e 8. Satanás ainda tentará convencer os ímpios a levar seu plano avante. Mas tudo será em vão, pois se cumprirá o que está escrito em Apocalipse 20:9: “Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu.” (RA).
Esse será o último esforço do inimigo para destruir o reino de Deus.  O grande conflito entre o bem e o mal chegará ao fim. O mesmo fogo que os consome, purifica a Terra. E os salvos têm o privilégio de ver o Criador recriar a Terra. “Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.”Apocalipse 21:1 - RA.
Deus tem suportado calado as muitas injustiças que acontecem no mundo. Talvez você estranhe esta cena de parcial destruição, vinda da parte de Deus, mas lembre-se quantas foram as vezes que você clamou aos céus por justiça, até mesmo duvidando da existência de Deus. Agora, chegou o momento de acabar com a injustiça, com os gritos silenciosos de terror, e com o sofrimento. “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.”Apocalipse 21:4.
A Terra será o centro do Universo porque Deus morará conosco. “Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.”Apocalipse 21:3. Que promessa maravilhosa! Depois de mil anos no Céu, você e eu poderemos viver uma eternidade na Terra! Agora só depende de nós!
Onde você estará? Entre os que aceitaram a Jesus, ou entre os que O rejeitaram?
Não deixe que ninguém o engane. Não haverá outra chance. Não haverá reencarnação, nem arrebatamento secreto, nem tampouco uma segunda chance de mil anos. Esta vida é A ÚNICA CHANCE.

ESTUDO PESSOAL:
01. Até quando o ser humano terá chances para ser salvo? Heb. 3:13; Apoc. 22:11 (enquanto ESTÁ VIVO e a porta da graça no Santuário Celestial não se fecha)
02. E durante o milênio? Não será este o momento para algumas pessoas se arrependerem? 1Cor. 6:2 e 3; Heb. 6:4-6; Apoc. 20:7-9 (Não! Quando chegar o período do milênio, todas as pessoas já terão escolhido o seu destino).
03. Então, qual é o propósito de Deus com este período de mil anos? 1Cor. 6:2 e 3; Apoc. 20:4, 12 e 13 (permitir que os justos julguem os ímpios, ou seja, que avaliem os registros do Céu para ver o quanto Deus foi justo em lidar com os pecadores. Neste momento, todos ficarão satisfeitos com a forma como Deus lidou com os rebeldes, mesmo com aqueles que achamos que estariam no Céu e lá não estarão. Todos terão certeza de que Deus agiu corretamente em salvar pessoas que pensamos não estar no paraíso).
04. Quando começará o milênio? 1Tes. 4:13-17; 1Cor. 15:22 e 23; 51-55; Luc. 14:14; Apo. 20:6 – compare com João 5:28 e 29. (quando Jesus voltar pela segunda vez e ocorrer a primeira ressurreição, dos justos).
05. Onde será o milênio? João 14:1-3; Apoc. 20:6 – compare com 1Tes. 4:13-17; Apoc. 21:1 e 2 (para os salvos, no Céu, na Cidade Santa. Os justos serão arrebatados visivelmente para o Céu, onde passarão os mil anos. Não haverá um arrebatamento secreto).
06. Isto significa que os justos não irão morar na Nova Terra? Isa. 65:17-25; Apoc. 21:2 e 3 (de maneira alguma! Logo depois dos mil anos no Céu, a cidade Santa descerá dos com os justos para que todos morem no planeta Terra, que terá sido purificado pelo fogo e recriado por Deus).
07. Que dias especiais iremos observar na Nova Terra? Isa. 66:22 e 23 – compare com Apoc. 22:2 (o Sábado semanal e a festa de Lua Nova, período mensal em que iremos comer da árvore da vida).
08. Onde estarão os perdidos durante o milênio? Apoc. 14:17-20; Apoc. 20:5 (na Terra, mortos e inconscientes. A Terra estará desolada e vazia. Ver Jer. 4:23-27).
09. E o diabo e seus anjos? Apoc. 20:1-3 e 7-9 (estarão a vaguear pelo planeta, vendo todo o mal que o pecado causou. Não terão ninguém para tentar ou para prejudicar, pois os justos estarão no Céu e os ímpios, dormindo o sono da morte).
10. Quando terminará o milênio? Apoc. 21:2 – compare com Zac. 14:3 e 4; Apoc. 20:7-9; Apoc. 20:5 – comparar com João 5:28 e 29 (quando Jesus voltar pela terceira vez e ocorrer a segunda ressurreição, dos ímpios).
11. Depois do milênio, o que acontecerá com o diabo, seus anjos e com todos os que rejeitaram o amor de Jesus? Apoc. 19:20; 20:7-10; 14 e 15 - compare com Mal. 4:1-3, Sal. 37:20 e 1Tes. 5:3 (serão castigados no lago de fogo “segundo as suas obras” (Mat. 16:27) e em seguida serão totalmente destruídos. Esta é a terceira fase do juízo, o Juízo de Execução. O mal irá terminar em definitivo).
12. Como será a vida dos salvos na Nova Terra, depois que passarem pela grande tribulação? Apoc. 7:13-17; Isa. 11:6-9; Mat. 26:29; Mat. 8:11; Apoc. 21:3 e 4; Isa. 55:12 e 13; Isa. 35:1, 2, 6 e 7; Isa. 35:10 (morarão num lugar sem pecado, sofrimento e morte. Terão uma vida física. Poderão se alimentar, desfrutar do belo, abraçar os seus queridos, etc. Os justos não serão “espíritos desencarnados” a vagar pelo espaço. A vida dos santos será de constante alegria!).
13. O que devemos fazer para herdarmos este novo lar? 1 João 5:12 (aceitar a Jesus Cristo como nosso divino Salvador pessoal).

TESTE:
Como vou ser feliz no Céu caso não encontre lá pessoas que amo?
Como irei me conformar se lá estiver uma pessoa que fez tanto mal a mim ou a alguém de minha família?
Até quando terei chance de me salvar?
Quando existirá o lago de fogo? Os que não aceitarem a salvação serão castigados por toda a eternidade?
Marcos 16:15