Jesuseapalavra.com
" Ide por todo o mundo
e pregai o evangelho."
                 Marcos 16:15
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2017 Jesuseapalavra.com
Revistas
Voltar ao menu principal de Estudos Bíblicos
Lição 21 - Para Que Preciso de Uma Igreja?
Na saída de uma igreja, um rapaz me perguntou se eu poderia conversar com sua esposa, que chorava muito. “Talvez seja problema conjugal”, pensei. Mas, para minha surpresa, em meio às lágrimas, ela disse: “Esta igreja me faz mais mal do que bem!”
Será que ela é o único ser humano a sentir-se sozinho e desamparado, mesmo dentro de uma igreja? Afinal, se Deus está em todos os lugares, por que tenho que ficar aturando gente que nem conheço, como se fôssemos irmãos?  Mahatma Gandhi disse que não era cristão, por causa dos cristãos. Esse importante líder não quis “macular” sua reputação se misturando com cristãos cheios de defeitos e falhas.
Duas Notícias Importantes
1- A IGREJA TEM PROBLEMAS – (Mateus 13:25-38). Nela, temos gente de todo tipo: amável, com problemas de relacionamento, sincera, que se endivida, honesta, que pega emprestado e não devolve, que fala da vida dos outros... Às vezes, tenho vergonha disso, mas em seguida me lembro de que também sou humano.
2- PRECISAMOS DA IGREJA - “NÃO DEIXEMOS DE REUNIR-NOS COMO IGREJA", mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia”. Hebreus 10:25. A Bíblia narra o fim da nossa história com um casamento entre Cristo e sua Igreja (Mateus 25:13; Apocalipse 21:2). Se você quiser se salvar no fim de tudo, vai precisar estar dentro da igreja: o único barco, neste mundo inundado pelo pecado!
Se a igreja é cheia de gente imperfeita, então para quê preciso estar nela? Para ser infeliz?
Ao mesmo tempo que assumimos que os membros da igreja têm problemas, o evangelho afirma que “se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” 2Coríntios 5:17 - RA.Como podemos pregar que Cristo nos faz novas criaturas, se continuamos pecadores? Paulo sabia que os membros da igreja teriam defeitos. Por isso, escreveu: “Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador”. Efésios 5:23. Cristo não tinha vergonha nenhuma de misturar-se com Sua igreja defeituosa (Mateus 9:10 a 12).
Jesus argumenta: “Você tem problemas? É inconstante? Faz promessas que não consegue cumprir? Mesmo assim, faça parte da minha igreja, como membro do meu corpo. Eu darei forças para você crescer sendo ‘nova criatura’. Nesse processo, você vai aprender lições com seus irmãos de fé, como ‘perdoar e ser perdoado’ e ‘ser mais humilde’. Na igreja, os jovens aprendem a respeitar a sabedoria dos mais velhos e os adultos a serem pacientes com os jovens. Se você quiser, vai crescer!”
Como Fazer Parte do Corpo de Cristo
Analise a seqüência deste versículo: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados”. Atos 2:38. Primeiro ele chama ao ARREPENDIMENTO; depois, ao BATISMO e, finalmente, apresenta o PERDÃO. Para ser batizada e perdoada, a pessoa precisa ter idade suficiente para ENTENDER o evangelho, ARREPENDER-SE dos seus pecados e CRER em Cristo. A fim de dar-nos este exemplo, embora não tivesse pecado, Jesus foi batizado aos 30 anos (Hebreus 4:15; Lucas 3:21-23).Portanto, O BATISMO É INDISPENSÁVEL! “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.” Marcos 16:16.
Veja esta oração de Jesus: “Eu lhes dei a tua mensagem, mas o mundo ficou com ódio deles porque eles não são do mundo, como eu também não sou. Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno. Assim como eu não sou do mundo, eles também não são.” João 17:14-16 – NTLH. Você viu que Jesus disse duas vezes que não é do mundo, e que os que O seguem também não são? Porém, eu quero que você preste atenção nisto: “o mundo ficou com ódio deles por que eles não são do mundo”.
Você se encontra com Jesus, o aceita e passa a conhecê-Lo melhor. Aos poucos, percebe que está ficando mais parecido com Jesus e mais diferente do mundo.
Embaixadores em terra estranha
Mas, se ao seguir Jesus nos tornamos diferentes do mundo, então como devemos agir enquanto vivemos aqui?
A Bíblia diz que “Somos embaixadores de Cristo.” 2Coríntios 5:20. Um embaixador representa bem seu país enquanto está fora. Cristo viveu num país dominado por um império corrupto, injusto e imoral. Mesmo assim, quando Lhe perguntaram se era lícito pagar impostos, Ele respondeu: “Dêem a César o que é de César [imperador romano que dominava o mundo na época de Cristo] e a Deus o que é de Deus.” Mateus 22:21 (ênfase acrescentada).
Você é um cidadão do reino de Deus, mas enquanto está aqui no mundo, deve cumprir os seus deveres. Cumpra as leis que regem seu país: “Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema.” 1Pedro 2:13. Mas, o que fazer quando as leis civis entram em choque com a lei de Deus? “Pedro e os outros apóstolos responderam: ‘É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!’” Atos 5:29. Deus sempre deve ficar em primeiro lugar.
A palavra BATISMO vem do termo grego “baptizo” e significa “AFUNDAR”. Só pelo significado da palavra já sabemos como deve ser realizado o batismo bíblico. Vejamos outras evidências:
Mateus 3:16: “Assim que Jesus foi batizado, SAIU da água”, portanto, Ele tinha ENTRADO na água (ênfase acrescentada).
João 3:23: João batizava em Enom "porque havia ali MUITAS ÁGUAS". (ênfase acrescentada). Se o batismo pudesse ser feito com pouca água, para que fosse apenas respingada, João Batista não precisaria ir até um rio ONDE HAVIA MUITAS ÁGUAS.
Só existe um TIPO de batismo (Efésios 4:5), que é a IMERSÃO, o MERGULHO, através do qual a pessoa passa a fazer parte do corpo de Cristo (Atos 2:37 a 41). A imersão simboliza tanto o sepultamento de Jesus em Sua morte por nós quanto a nossa morte para o pecado. Sair das águas representa a ressurreição de Cristo e a nossa ressurreição para uma nova vida. “Que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo.” Gálatas 6:14. “Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele forabm ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.” “Assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.” Colossenses 2:12. “Vivamos uma vida nova”. Romanos 12:5; 6:4.
Jesus sabia que a igreja teria problemas, pois somos humanos. Ele sabia que poderíamos pecar, mesmo após o batismo. Por isso fez provisões.
Deu-nos a oportunidade de recebermos o Seu perdão ao confessarmos diretamente a Ele nossos pecados. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1João 1:9.
Deixou-nos a Santa Ceia para reafirmarmos publicamente o nosso desejo de receber o perdão e continuar crescendo na Sua graça.
A cerimônia da Páscoa era o símbolo máximo de libertação. Além de lembrar o livramento do Egito, apontava para o Messias libertador. Jesus queria participar dessa cerimônia com Seus discípulos e, poucas horas antes da Sua morte, personificou em Si aqueles símbolos da Páscoa (João 1:29; 1Coríntios 5:7).
Entre os discípulos havia um espírito de disputa. Cada um queria ser mais importante que os outros. Por isso, não estavam preparados para tomar parte naqueles símbolos sagrados.
Ao pegar a toalha, Jesus imediatamente se abaixou e começou a lavar dos pés dos discípulos. Os discípulos levaram um susto! Aquilo era terrível! Lavar os pés de alguém era tão degradante, que um mestre nunca o exigiria de um escravo judeu. Nesse ato simbólico Jesus inverteu simbolicamente toda a ordem social”.
Yancey, Philip. O Jesus que eu nunca conheci.  Editora Vida, pág. 204.
Eles seguiam Jesus. Mas na trajetória da vida, sujavam-se com a poeira do pecado. É impossível que QUALQUER PESSOA ande por esta vida sem sujar os pés. O Lava-Pés é uma lembrança e um reconhecimento de que precisamos uns dos outros e de Jesus. Precisaremos ser perdoados mais vezes, mas não necessariamente nos batizarmos após cada pecado. O Lava-Pés é uma oportunidade de irmos a Jesus para renovarmos a fé no perdão que recebemos dEle: “Quem já se banhou precisa apenas lavar os pés; todo o seu corpo está limpo.” João 13:10.
Após instituir essa lição de humildade e perdão, “Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: ‘Tomem e comam; isto é o meu corpo’. Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: ‘Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados’.” Mateus 26:26-28.Esta foi a instituição da Santa Ceia.
O pão sem fermento representa o corpo de Cristo, e o suco da uva simboliza o Seu sangue. A participação na Santa Ceia é o momento de renovar o compromisso assumido por ocasião do batismo, de termos comunhão com Cristo e com Seus filhos, mesmo que eles sejam falhos. “Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.” 1Coríntios 11:23-26.
Viver fora da igreja é achar que um membro pode viver amputado do corpo (1Coríntios 12:12-31). É negar-se a compartilhar as coisas boas que Deus nos deu com outros, pensando que ninguém no mundo tem mais nada para nos ensinar.
A igreja é o método de Deus para nos salvar (Mateus 16:19). Procure a igreja que prega a verdade segundo a Bíblia, comprove que sua estrutura é digna de confiança e você poderá cantar com o salmista: “Alegrei-me com os que me disseram: ‘Vamos à casa do SENHOR’!” Salmo 122:1

ESTUDO PESSOAL:
01. Como Jesus ilustrou a Sua união espiritual com a igreja? Efésios 5:25 e 26 (com a união que há entre marido e mulher no casamento).
02. O que isto ensina sobre o tipo de compromisso que devemos ter com Jesus? Efésios 5:28; João 14:15 – compare com Mar. 16:16 (da mesma maneira que para haver compromisso numa relação a dois deve haver o casamento, assim, no compromisso com Jesus, deve haver o batismo)
03. Por que Jesus foi batizado? Mat. 3:13-16; João 13:15 (para dar- nos o exemplo)
04. Por que devo ser batizado? Rom. 6:4 (porque ao ser batizado estou comemorando a morte e ressurreição de Cristo. Quando sou mergulhado na água, estou dizendo: “estou sendo sepultado para uma vida de pecado”. Ao ser erguido das águas, afirmo publicamente: “estousendo ressuscitado para uma nova vida com Jesus!”).
05. Como é a forma correta de batismo? Mat. 3:13-16; Atos 8:35-39; Mat. 28:19 (por imersão [mergulhando a pessoa na água] e em nome das Três Pessoas da Trindade: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo).
06. Acircuncisão realizada nas crianças israelitas indica que pode ser feito o batismo infantil? Gên. 17:12; Luc. 3:21-23 (Não. A circuncisão era um sinal tribal, entre Israel e Deus. Não era um batismo, mas, apenas um símbolo. Se circuncisão fosse um batismo em si, então Cristo não precisaria ter sido batizado na fase adulta, com aproximadamente 30 anos, sendo que Ele havia sido circuncidado na infância. Ver Luc. 2:21). Para a pessoa ser batizada ela deve cumprir com alguns requisitos:
      a) Mat. 28:19 e 20 – ser ensinada a respeito do evangelho;
      b) Mar. 16:16 – crer em Jesus Cristo;
     c) Atos 2:37 e 38 - arrepender-se dos pecados;
      d) Mat. 3:6; Mar. 1:5 – confessar os pecados a Deus;
     e) 1Jo 2:6; João 14:15 – ter disposição de obedecer a Jesus;
     f) Atos 8:36 – querer ser batizado.
Uma criança ainda não tem maturidade para fazer isso (claro, há casos em que uma criança com mais idade tem condições de decidir-se pelo batismo).
07. De acordo com a Bíblia, como uma criança deve ser dedicada a Deus? Luc. 2:22-24 (primeiramente, deve ser apresentada na igreja, não batizada, ainda).
08. O que acontece de diferente na vida da pessoa que aceita a Jesus por meio do batismo?
      a) Gal. 3:27; 2Cor. 5:17 - reveste-se de Cristo, tornando-se assim uma nova criatura;
      b) Atos 2:38 – recebe dons espirituais e poder do Espírito Santo para vencer o pecado;
     c) Atos 9:20-22 – torna-se um (a) mensageiro (a) de Deus. De alguma forma irá falar aos outros do que Jesus fez na sua vida.
Como bem disse a escritora cristã Ellen G. White: “Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como missionário. Aquele que bebe da água viva, faz-se fonte de vida. O depositário torna-se doador. A graça de Cristo na alma é uma vertente no deserto, fluindo para refrigério de todos, e tornando os que estão prestes a perecer, ansiosos de beber da água da vida”. O Desejado de Todas as Nações, p. 195.
09. Depois de passar pela experiência do batismo, de qual outro rito o cristão deve participar? Por quê? 1Cor. 11:23-29 (deve participar da Santa Ceia. O pão representa o corpo de Cristo oferecido na cruz em lugar do pecador e o vinho, puro suco da uva, representa o sangue de Cristo, derramado para dar vida eterna aos que nEle crêem. A Santa Ceia é um “mini-batismo”, no qual o cristão renova o seu compromisso com Jesus. O lava-pés é importante porque o cristão irá errar e, por isso, precisa “limpar-se” novamente dos seus pecados, exercendo a fé em Jesus. O “ser limpo” faz parte do processo de santificação).
10. Que cerimônia importantíssima deve fazer parte da Santa Ceia? João 13:1-15 (o lava-pés. Foi praticado inclusive pela igreja cristã, o que indica que deve fazer parte da celebração da Santa Ceia, nos dias de hoje. Ver 1Tim. 5:10).
11. Como vou ser batizado se meus pais não querem? E seu meus familiares zombarem de mim? Mat. 10:37; Atos 5:29; 2Tim. 1:8; Mar. 8:38 (se os pais não quiserem que você siga a Deus, você deve amar mais a Deus, colocá-lo em primeiro lugar e ser batizado mesmo assim. Entregue a Jesus as conseqüências e ficará surpreso (a) com os resultados!. Todavia, continue amando e respeitando seus pais, dando a eles um bom testemunho).
12. Quando devo decidir ser batizado? 2Cor. 6:2 (se você cumpriu com os requisitos preparatórios, deve decidir AGORA! Marque a data do seu batismo conosco ou com o seu instrutor bíblico. Jesus tem pressa em lhe salvar!).
Apelo: “Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos. E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele”. Provérbios 23:26 e Atos 22:16.
Próximo estudo: Se Deus é UM, como pode ser chamado de Pai, Filho e Espírito Santo? O que a doutrina da Trindade pode me ensinar a respeito dos relacionamentos? O Espírito Santo é um “poder de Deus” ou uma Pessoa Divina? Como e por que ser batizado com o Espírito Santo?

TESTE:
Como devo evidenciar que aceitei a Jesus como meu divino Salvador?
Por que devo ser batizado?
Que relação há entre o batismo e um compromisso sério com Deus?


Marcos 16:15