Jesuseapalavra.com
" Ide por todo o mundo
e pregai o evangelho."
                 Marcos 16:15
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2017 Jesuseapalavra.com
Revistas
Insegurança
O que lhe faz sentir inseguro(a)?
Recentemente, assisti a um telejornal que mostrava algumas filmagens de assaltos realizados em uma rua do Rio de Janeiro. Câmeras haviam sido instaladas para realizar esses flagrantes. Fiquei impressionada ao ver que em poucos minutos dezenas de pessoas foram assaltadas nessa rua. Algumas das pessoas que fazem com freqüência esse percurso, ao serem entrevistadas, relataram sentir insegurança ao longo do trajeto.
Insegurança! Isso é o que esse mundo de pecado nos oferece em abundância hoje. As pessoas estão cada dia mais inseguras quanto a assaltos, relacionamentos, estabilidade financeira... sem contar a insegurança pessoal gerada por um baixo autoconceito.
A Bíblia nos ensina sobre sentir-se seguro. É possível deitar a cabeça no travesseiro e sentir-se seguro mesmo com tudo que tem ocorrido ao nosso redor: Salmos 4:8
Imagine a situação do povo de Israel frente ao Mar Vermelho. De repente, o mar se abre e eles avistam terra seca entre as águas para atravessar. Imagine-se entre o povo. Você olha para o lado esquerdo e vê um imenso muro de água. Olha para o lado direito e a imagem é semelhante. Você temeria atravessar por entre os muros de água do Mar Vermelho?
Observe o que a Bíblia revela sobre essa travessia? Salmos 78:53.
Quando somos conduzidos por Deus não precisamos temer, pois a segurança é certa. Somente Ele pode nos oferecer segurança nesse mundo turbulento, e quando Ele age em nossa vida podemos ficar seguros de que tudo acabará bem.
Leia Deuteronômio 12:10. Que promessa Deus fez ao povo?
Deus tem uma promessa para nós hoje: Provérbios 1:33, Salmos 91:11.
Para algumas pessoas, acreditar nessa promessa pode ser bem difícil. Descansar seguro nas mãos de Deus não é algo simples para todos. A menos que tenhamos um relacionamento de intimidade com Ele e O conheçamos bem, não conseguiremos experimentar plenamente a segurança que Deus oferece.
Olhando o cenário mundial atual, falar em segurança parece realmente utopia, e humanamente falando, não passa de utopia. A segurança só se torna uma realidade em Deus. E a segurança que Deus oferece é uma segurança pessoal. Ele promete ao que ouve Sua voz, ao que deposita fé nEle, e não ao mundo como um todo.
As profecias bíblicas nos dizem que estamos bem próximos da segunda vinda de Jesus. Os sinais da segunda vinda de Cristo não falam de um mundo seguro. Muito pelo contrário! Os sinais da segunda vinda de Cristo apontam um mundo instável, cada dia mais inseguro ecologicamente, socialmente e financeiramente. Mas esses sinais nos foram dados para que nos sentíssemos seguros de que toda dor e sofrimento em breve irão acabar. Esses sinais nos foram dados para que nos preparássemos para esse grande e maravilhoso dia da Volta de Jesus.
Contudo, os ímpios serão pegos de surpresa. E está escrito: “Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobre-virá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.” I Tessalonicenses 5:3. Os ímpios terão uma falsa sensação de paz e segurança, e então serão surpreendidos pelo caos que antecede o retorno de Jesus.
Ao estudarmos a bíblia, somos convidados por Deus a estarmos no grupo que desfrutará a verdadeira segurança. Em que grupo você deseja estar?

Para refletir:
"Vossa única segurança e felicidade está em fazer de Cristo vosso constante Conselheiro. Podeis ser felizes nEle ainda que não tenhais nenhum outro amigo no vasto mundo." Mente, Caráter e Personalidade, vol 1, pág. 127.

Avaliação: Responda as perguntas abaixo:
01 - O que a Bíblia nos ensina sobre sentir-se seguro? É possível deitar a cabeça no travesseiro e sentir-se seguro mesmo com tudo que tem ocorrido ao nosso redor? Salmos 4:8
Sim, pois o Senhor nos faz repousar em segurança.
Ensina termos confiança própria.

02 - O que a Bíblia nos revela sobre essa travessia? Salmos 78:53.
O povo foi guiado em segurança, por Deus, e não temeram.
O povo confiou em sua própria força e foi votorioso.

03 - Leia Deuteronômio 12:10. Que promessa Deus fez ao povo?
Que habitariam em uma terra com segurança.
Que depois de muitos anos voltariam para o Egito.

04 - Que promessa ele faz para nós hoje? Provérbios 1:33, Salmos 91:11.
Que se dermos ouvidos à sua voz habitaremos em segurança; Ele envia seus anjos para nos guardar.
Que cada pessoa tem um destino.
Marcos 16:15