Jesuseapalavra.com
" Ide por todo o mundo
e pregai o evangelho."
                 Marcos 16:15
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2017 Jesuseapalavra.com
Revistas
Seres Que Sentem
Fomos criados por Deus como seres que possuem sentimentos e emoções. Seres que sentem as coisas ao seu redor, com a mente e o corpo. Você já ouviu a expressão “estou com um frio na barriga”? Sabemos que quem diz isso não está se referindo ao fato de não estar agasalhado o suficiente na região abdominal, mas a uma emoção (possivelmente a ansiedade).
Sentimos com a mente e com o corpo porque mente e corpo trabalham em conjunto, são interdependentes e influenciam-se mutuamente. Dessa forma, saúde física e saúde emocional se relacionam intimamente também, e se queremos ser saudáveis e ter qualidade de vida, precisamos cuidar não apenas das questões físicas, mas também das nossas emoções.
Algumas funções das emoções:
1. Permitem que avaliemos os estímulos presentes em nosso ambiente (nossa avaliação sobre as coisas que nos cercam estão intimamente relacionadas com as emoções que elas produzem em nós);
2. Prepara-nos para algumas ações (quando sentimos medo, por exemplo, o acelerar do pulso e a tensão muscular nos preparam para uma fuga mais fácil);
3. Auxilia nos relacionamentos (o sentimento de empatia, por exemplo, permite nos colocarmos no lugar do outro e compreendê-lo melhor).
Existem em nosso mundo tantas coisas que nos fazem sentir emoções e sentimentos ruins, não é verdade? Uma pessoa que não vê solução para seus problemas e angústias, e que não suporta mais sofrer, pode chegar ao seguinte questionamento: “Por que me sinto tão mal? Por que não consigo ter sentimentos bons?”.
O mundo, logo que Deus o criou, era perfeito e muito bom: Confira em Gênesis 1:31
Deus se preocupou em providenciar para o homem tudo aquilo que o fizesse sentir-se bem: Gênesis 2:2e3; Gênesis 2:9; Gênesis 2:18
A criação de Deus era perfeita. Ele olhou para o que havia criado e viu que era muito bom! Deus se preocupou em separar um dia para que o homem se relacionasse com Ele de forma mais íntima, providenciou árvores não apenas para alimentar o homem, mas também para compor uma paisagem que lhe fosse agradável aos olhos, e lhe deu uma companheira. Tudo isso formava, no Éden, um ambiente propício para bons sentimentos e emoções! Imagine o bem estar sentido por Adão e Eva nos dias que viveram felizes no jardim!
Observe o que está escrito em Gênesis 2:25: “O homem e sua mulher viviam nus, e não sentiam vergonha.” Adão e Eva não sentiam vergonha por estar nus. Não havia incômodo na atmosfera agradável criada por Deus neste mundo. Podemos acreditar que tudo era realmente muito bom!
Mas, ao pecar, o ser humano começou a ter sentimentos e emoções ruins: Gênesis 3:1-10.
Os primeiros sentimentos ruins sentidos pelo ser humano foram vergonha e medo. Eles sentiram vergonha quando perceberam que ambos estavam nus, e sentiram medo quando ouviram a voz de Deus. Desde esse dia, esses e outros sentimentos ruins nos assombram e, muitas vezes, comprometem nossa saúde emocional. Mas, mesmo com tantas coisas ruins que afetam nossas emoções, podemos ter sentimentos bons hoje! Ao longo desse estudo, descobriremos como lidar com as principais emoções ruins que têm afetado nossas vidas.
Para refletir:
“Cada emoção e desejo tem de ser mantido em sujeição à razão e à consciência.” Mente, Caráter e Personalidade, vol.1, p. 325.

Avaliação: Responda as perguntas abaixo:
01 - Como era o mundo logo que Deus o criou? Gênesis 1:31
Muito bom
Imperfeito

02 - Que coisas Deus se preocupou em providenciar para que o homem se sentisse bem no mundo criando por Ele? Gênesis 2:2e3; Gênesis 2:9; Gênesis 2:18
Um dia de descanso, árvores agradáveis à vista e boas para alimento, uma companheira.
Muito trabalho, problemas para resolver e muita agitação.

03 - Quando, então, o ser humano começou a sentir sentimentos e emoções ruins? Gênesis 3:1-10.
Quando o pecado entrou nesse mundo.
O mal já existia no mundo.
Marcos 16:15