A produção agrícola tem ciclos naturais, onde o tempo de armazenagem e conservação das hortaliças e frutas determinam as épocas de sua maior oferta e de sua escassez.
A maior oferta do produto é o período da safra onde temos melhor qualidade (são mais frescas) e preço mais baixo (mais abundantemente encontradas). A safra varia de acordo com a época do ano. Para os meses de julho e agosto, os hortifruti que se destacam, de acordo com o CEAGESP/SP são:
FRUTAS: atemoia, caju, banana nanica, carambola, kiwi, laranja lima, mexerica ponkan e morango. Muito ricos em vitamina C, ajudam a manter a imunidade alta, além de proporcionarem deliciosas preparações de sucos, vitaminas, e porque não, acompanhando um fondue.
LEGUMES E VERDURAS: abóbora, cará, ervilha torta, mandioca, mandioquinha. Tubérculos e leguminosas importantes, fornecem fibras e energia. Dica de consumo: em forma de sopas e cremes, purês e cozidos. Agrião, alho poró, cenoura, chicória, coentro, couve, erva doce, espinafre, mostarda (folhas), nabo e rabanete. Opções interessantes pra uma salada refrescante ou caldo verde, devem ser consumidos em abundância, devido seu elevado teor de fibras e vitaminas, além de terem propriedades funcionais.
Portanto, o ideal é sempre escolher os produtos de época, frescos, de fornecedores confiáveis, com grande variedade de cores, texturas e sabores, garantindo assim maior diversidade nutricional à mesa e mais saúde para você.
(Fonte: NutriAction Assessoria e Consultoria Nutricional. contato@nutriaction.com.br)