Jesuseapalavra.com
" Ide por todo o mundo
e pregai o evangelho."
                 Marcos 16:15
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2017 Jesuseapalavra.com
Vida Saudável
Qual a influência da alimentação na espiritualidade?
Postado em 18/Maio de 2017
Que alimentos específicos influenciam na disposição, no metabolismo e na clareza mental você já deve saber. Mas será que uma alimentação saudável pode influenciar na sua espiritualidade? Como tudo isso funciona?
Uma alimentação nociva e degradante pode interferir no bom funcionamento do organismo. O cérebro, como parte desse todo, também sofre essa influência negativa e acaba diminuindo sua atividade. Industrializados, embutidos, comidas artificiais ou cheias de condimentos, assim como frituras e proteína animal, tornam o processo de digestão muito pesado e mais lento. O corpo leva tempo para digerir e metabolizar esses “nutrientes”, deixando as demais áreas do organismo trabalhando em ritmo menos acelerado. Nesse compasso mais letárgico, o cérebro fica impossibilitado de comunicar-se adequadamente com o corpo, mente e espírito. Tais alterações impactam diretamente não apenas o físico, mas também sua vida espiritual.
Os seres humanos são dotados de uma clareza mental que os diferencia de qualquer outro ser na face da terra. Podemos facilmente discernir sobre questões complexas e fazer escolhas baseadas na razão, o que nenhum animal é capaz de fazer. Se você é uma pessoa espiritual e crê em um Ser superior, saiba que a clareza mental potencializa a forma como você se comunica com aquilo em que acredita. Com essa leveza fica mais fácil entender, ouvir, discernir e entrar em contato com Deus.
Dicas para Melhorar sua Clareza Mental
- Dormir e descansar o corpo adequadamente contribuem para uma melhor clareza mental.
- Alimentar-se de forma correta e equilibrada deixa o organismo muito mais saudável e com energia.
- Suplementação alimentar pode ser necessária em caso de deficiência nutricional.
- Exercícios físicos potencializam a clareza mental.
A espiritualidade faz parte da vida da maioria dos seres humanos. Por isso é de fundamental importância falar mais sobre esse assunto que muitas vezes é deixado em segundo plano. A forma como você vive fisicamente pode afetar consideravelmente sua espiritualidade, levando a doenças, ansiedade, depressão e descrédito na vida. Não contamine nem embace sua mente com alimentos desnecessários e uma rotina que enfraqueça a única forma de comunicação com Deus. Deixe a porta aberta para ouvir tudo aquilo que Ele deseja te falar.
“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2
Jaqueline Cabral (via Tudo para Vegetarianos)

Nota: Leia também os capítulos Regime e Espiritualidade e Regime Alimentar Apropriado, ambos do livro Conselhos sobre o Regime Alimentar e O Regime Alimentar e a Mente do livro Mente, Caráter e Personalidade 2, todos de autoria de Ellen G. White. Vejamos apenas um texto:
"Ninguém que professe piedade considere com indiferença a saúde do corpo, iludindo-se com o pensamento de que a intemperança não é pecado e não afeta a espiritualidade. Existe íntima correspondência entre a natureza física e a natureza moral. Necessitais de mente clara, enérgica, a fim de apreciar o exaltado caráter da verdade, apreciar a expiação, e dar a devida estimativa às coisas eternas. Se seguis uma errônea direção e condescendeis com hábitos errados no regime alimentar, enfraquecendo assim as energias mentais, não dareis à salvação e à vida eterna aquele alto apreço que vos inspirará a pôr a vida em conformidade com a vida de Cristo; não fareis, para obter inteira conformidade com a vontade de Deus, aqueles diligentes, abnegados esforços que são requeridos por Sua Palavra, e necessários para dar-vos o preparo moral para o último toque da imortalidade." (Conselhos sobre o Regime Alimentar, p. 43)
Marcos 16:15