" Ide por todo o mundo
e pregai o evangelho. "
Marcos 16:15
Jesuseapalavra
.Com
Copyright
©
Todos os Direitos Reservados 2007-2013 Jesuseapalavra
Jovem
Revistas :
Est. Bíblicos
Canais
Meditação Matinal
Lição da Esc. Sabatina
Jovens
Mensagem
Culinária
Artigos
Notícias
Home
"Ide por todo o mundo e pregai o evangelho."
                               Marcos 16:15
Saiba Mais
Donos da Razão
Postado em 04 de Junho de 2013
Ninguém gosta de discordâncias. Eu não gosto, você também não. Ainda que não admita, claro. Além disso, gostamos menos ainda quando as pessoas que admiramos têm um comportamento diferente do que esperamos ou gostamos. Funciona assim: Você gosta da Fernanda Lima porque ela é natureba e um dia você vê a foto dela comendo no McDonalds com os filhos. Daí você se irrita, critica a foto no site de fofocas e a considera uma “hipócrita”. Algumas pessoas levam isto ao extremo e agride, torna a pessoa alvo de seu ódio. Claro, estas são pessoas um pouco mais doentes que nós.
É que quando admiramos uma pessoa corre-se o risco de colocá-la numa posição de perfeição e candura, como se nossos desejos e ambições (espirituais até) se projetassem naquela figura que vemos, gostamos e seguimos de uma forma ou outra. Eu mesma tenho vários destes exemplos. Gostava muito de uma autora, famosa por aí, daí descobri que ela tinha princípios que contrastavam muito com os meus e senti uma amarga decepção, como se a pobre coitada que nunca soube ou saberá da minha existência tivesse me traído. Claro que isto deve ter acontecido contigo também.
Ocorre que estas pessoas que admiramos, não pediram para ser admiradas. Isto foi por nossa própria conta! Ela tem a vida dela e por um acaso uma parte desta vida nos caiu no colo, nos agradou e delegamos a ela a tarefa irrecusável de ser nosso modelo de perfeição. Eita! Outro dia mesmo alguém me escreveu “decepcionada” comigo, pois me vira maquiada na TV. Criticou o fato e lamentou profundamente que eu não pensasse como ela. Olha o nível! A moça, detentora de toda a razão do mundo, achou um absurdo que minha opinião sobre estética e modéstia cristãs fossem diferentes da dela, pois as delas é que tinham que estar certas, claro!
Ponderei a situação dela comigo e lembrei da minha com pessoas que eu gostava e senti um misto de riso com lamento. Cada pessoa é um mundo, um mundo à parte do nosso, aliás. Ninguém concorda conosco o tempo todo e nem nossos ídolos ou os mais puros modelos de perfeição são mesmo assim, olhados bem de pertinho. Se tem algo que três décadas já me ensinaram foi isto: de perto ninguém é normal. E uma pessoa não é melhor nem pior por pensar diferente de mim, de você, dele ou de um grupo. Todavia, nossa santa inquisição, apoiada covardemente pela internet, constrói um tribunal e condena à fogueira pública das redes sociais qualquer pessoa que ousa pensar por si mesma. Tão triste.
Bom, talvez seja inteligente separar os atos das pessoas, ou as pessoas de suas eventuais falhas. Mais. Seria um tanto quanto proveitoso seguir bons exemplos e torcer para que as faltas sejam consertadas, mas só as faltas mesmo, não aquilo que eu considero diferente de mim. No caso, torcer e orar muito para que esta minha falta seja também consertada em tempo de não causar mais mágoa aos outros. O estilo da roupa, o corte de cabelo, o jeito de rir ou falar… nada disto é barreira para Cristo amar, por que seria pra mim que sou tão inferior à Ele, né?!

Por: Fabiana Bertotti